Um contrato de seguro de carros pode ser cancelado tanto por iniciativa do segurado quanto por iniciativa da seguradora.
☆
☆
☆
☆
☆
Uma apólice de seguro auto funciona como um contrato entre duas partes: a companhia de seguros e o segurado. A seguradora se compromete a indenizar o segurado em caso de ocorrência de sinistro coberto pela apólice. Já o segurado se responsabiliza pelo pagamento do prêmio, isto é, o preço do seguro. Por regra geral, as apólices têm vigência (prazo de validade) de um ano, porém, não existe nenhum impedimento para contratar um seguro por um período menor.
O seu seguro auto subiu?
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
No entanto, uma apólice de seguro pode ser cancelada? Sim. Um contrato de seguro pode ser cancelado tanto por iniciativa do segurado quanto por iniciativa da seguradora. Se o segurado quiser mudar para outra companhia, vender o carro, estiver sem dinheiro para pagar o seguro (ou por qualquer outra razão), poderá pedir o cancelamento da apólice à seguradora. Para isso, deve ser assinado um endosso de cancelamento emitido pela empresa. Ambos os procedimentos – cancelamento e endosso – devem ser conduzidos pelo corretor de seguros.
Seu carro precisa de cuidados. Seu carro precisa de proteção. Faça uma cotação online de seguro auto através do nosso cotador e consiga o melhor seguro para o seu perfil.
Já a seguradora pode cancelar a apólice pelos seguintes motivos:
- se o segurado prestou declarações falsas ou incompletas, as quais poderiam influir na aceitação da proposta de seguro ou no prêmio (por exemplo, dizer que o carro é guardado em garagem quando dorme na rua)
- se o segurado omitiu informações que poderiam também influenciar o preço do seguro
- após o pagamento de indenização integral. No caso de o segurado ter parcelado o prêmio, as prestações a vencer serão descontadas da indenização. Se o segurado comprar um novo carro para substituir o veículo sinistrado, este somente estará coberto se houver contratação de um novo seguro.
- quando o valor de indenização de um ou mais sinistros ultrapassou o Limite Máximo de Indenização. Também neste caso, as parcelas restantes a vencer serão deduzidas da indenização.
É importante conhecer cada detalhe das condições contratuais da apólice, no intuito de evitar más interpretações ou surpresas desnecessárias na hora de utilizar o seguro. Portanto, fale sempre com seu corretor cada vez que você tiver alguma dúvida a respeito dos termos do contrato.
Notas relacionadas
Deixe seu comentário