Ver Nota

Tecnologia que deveriam inventar para carros

Será que algum dia essa tecnologia toda chegará ao Brasil?

Marcia Eboli
Por Marcia EboliAtualizado 29 Jun 2025

Imagen blog 96303

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Accenture – empresa de consultoria de serviços de tecnologia – teve a participação de mil motoristas brasileiros. O objetivo era saber com quais tecnologias eles sonham para os seus futuros carro s . Vamos conferir as suas respostas.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

A maioria dos entrevistados manifestou a sua preocupação com os constantes e crescentes engarrafamentos nas estradas e ruas do país. Alberto Claro, diretor executivo da Accenture no Brasil, explicou: “O brasileiro quer evitar estar no trânsito, por isso deseja informações antecipadas sobre o tráfego no próprio automóvel.” Este desejo se viu refletido nas respostas dos participantes: 86% deles afirmaram que gostariam de que seu carro lhes alertasse sobre situações de retenções, acidentes e congestionamentos.

Quando queira comprar um seguro auto não tente sem antes ler algumas notícias sobre o tema. Isso mesmo, é sempre bom estar atualizado antes de comprar um seguro de carro. A Compareemcasa publica textos com novidades todos os dias com a intenção de te ajudar.

Um piloto automático é outra das tecnologias altamente almejadas pelos motoristas do Brasil. A automação e a tomada de decisões independentes foram itens de grande importância para 65% dos entrevistados. Conforme indicou Claro, esse piloto automático poderia estar habilitado para “perceber a aproximação de um veículo e diminuir a velocidade para evitar um acidente.”

A saúde e a integridade física do motorista podem ser assuntos relevantes para a tecnologia automotiva. Segundo a pesquisa, 61% dos participantes responderam que desejam um veículo que pare sozinho em caso de o motorista sofrer uma indisposição - como um derrame ou um enfarte – que possa ocasionar a perda do controle do veículo. Quase a totalidade dos entrevistados - 93% - foi muito mais além, quando manifestou seu desejo de ter no automóvel um sistema de e-Call que, em caso de necessidade, fizesse imediatamente uma ligação de emergência.

Será que algum dia essa tecnologia toda chegará ao Brasil? De acordo com a Accure, isso dependerá não só do investimento das montadoras, mas também do perfil dos automóveis comercializados no país. No entanto, Claro se atreve a afirmar que todas estas inovações poderiam contribuir significativamente para um melhor comportamento ao volante por parte dos motoristas.

Só resta esperar e torcer os dedos para que em breve os próximos carros que sejam lançados no país possam ostentar todos estes avanços, garantindo maior conforto, segurança e comodidade.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário