O seguro popular de automóveis é uma opção tentadora para aqueles motoristas que querem cuidar do seu bolso. Segundo os especialistas, este produto pode custar até 30% mais barato do que os seguros convencionais. Por quê? Principalmente, porque permite a utilização de peças usadas no conserto do veículo. Confira a seguir algumas informações disponibilizadas no Manual do Segurado e entenda o assunto:

Reparo com Peças Usadas e/ou compatíveis (novas não originais)
A Seguradora utilizará peças usadas, assegurando ao destinatário informações claras e suficientes acerca da sua procedência.

A Sociedade Seguradora somente poderá utilizar peças de reposição não originais após autorização específica do segurado no momento da contratação.
Entende-se por peça usada as peças originais, obtida pela desmontagem de veículos automotores terrestres, executada por empresas especializadas e regulamentadas pela Lei n.º 12.977, de 20 de maio de 2014.
Na ausência de peças usadas, a Seguradora poderá utilizar peças compatíveis (novas não originais), desde que apresentem as mesmas especificações técnicas do fabricante, assegurando ao destinatário infomações claras e suficientes acerca da sua procedência.
A utilização de peças usadas na recuperação de veículos sinistrados com cobertura securitária, será feita quando atenderem às exigências técnicas necessárias para sua reutilização, nos termos das normas do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, e às demais condições impostas pela Lei n.º 12.977, de 20 de maio de 2014.
Não serão reutilizadas os itens de segurança, assim considerados o sistema de freios, o sistema de controle de estabilidade, as peças de suspensão, o sistema de air bags, os cintos de segurança e seus subsistemas,o sistema de direção e os vidros de segurança com gravação da numeração de chassi.
Será incluída no orçamento de reparo a relação das peças usadas e/ou compatíveis utilizadas na recuperação do veículo sinistrado

Benefícios em utilizar peças usadas:
a) Nas peças de lataria, há um melhor acabamento da junção das chapas (vedação), que promove manter a originalidade do veículo.
b) Reaproveitamento de itens que seriam descartados, contribuindo desta forma para preservação do meio ambiente.
c) Cobrança de um valor menor de prêmio quando comparado com produtos que não permitem o reaproveitamento de peças, trazendo um benefício financeiro ao Segurado.

Veja também: Seguro popular benefícios


(Fonte: Condições Gerais Tókio Marine Seguradora)