Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158798 qualificações

Preço do seguro auto: 20% mais caro

Quais são os fatores que afetam pontualmente o aumento no valor dos seguros?

Imagen blog 70055

De acordo com as estatísticas das empresas vinculadas ao setor, o preço do seguro auto no Brasil subiu mais de 20% no último ano. Mas, por que isso aconteceu? Tal alteração pode estar relacionada aos efeitos do pós-pandemia, mas também existem diversos fatores que podem influenciar no preço do seguro auto no nosso país.

Preço do seguro auto: 20% mais caro

O seguro auto teve alta de 1,6% em dezembro de 2022, após hiato de quatro meses sem crescimento, e tal crescimento pode estar ligado às cotações em fim de vigência e ao aumento na procura por seguros de automóvel. Mas não é só isso, problemas na produção da indústria automotiva também impactaram o preço de veículos novos e usados, o que trouxe como consequência um aumento no seguro.

Assim, com esse significativo aumento no preço dos automóveis, as seguradoras aumentaram suas taxas de seguros para reduzirem os prejuízos.

Mas, quais são os fatores que afetam pontualmente o aumento no valor dos seguros?

  • O aumento de sinistralidade é um fator relevante. Quando há um aumento de acidentes e de roubos de veículos, as seguradoras podem aumentar o valor do seguro para cobrir esses eventos.
  • Alterações na legislação impactam diretamente na indenização de sinistros podem fazer com que as seguradoras aumentem os preços para se adequarem às novas normas.
  • Quando o valor de mercado do veículo segurado aumenta, o valor do seguro pode acompanhar essa valorização.
  • Adição de coberturas adicionais.

O Perfil do motorista em que fatores como idade, sexo, estado civil, histórico de acidentes, entre outros, podem influenciar no preço do seguro, já que são considerados como indicadores de risco para a seguradora. De fato, a região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. A Região Metropolitana de São Paulo (SP) pagou 7,2% a mais no valor do seguro do carro em comparação com outras regiões metropolitanas do país.

Preço do seguro auto: 20% mais caro

Com um cenário de instabilidade econômica global, as seguradoras aumentam os preços para compensar a queda na arrecadação. Porém, vale lembrar que esses fatores não são os únicos determinantes do preço do seguro auto e que podem existir outras razões para o aumento dos preços. Recomenda-se sempre buscar informações e comparar preços entre diferentes seguradoras antes de fechar um contrato.


Deixe seu comentário

Enviar comentário