É importante que você conheça todas as mudanças na regulamentação vigente no trânsito. E por isso vamos comentar aqui o que acontece com as lâmpadas dos faróis.

É possível mudar lâmpada de farol?

Com a chegada do ano 2021 ficou a proibição de troca de faróis se fez efetiva. Pois é, agora é totalmente proibido alterar as especificações originais de fábrica do farol do carro, inclusive trocar a lâmpada halógena por LED. Ou então adicionar fitas de LED para iluminação. Duas práticas até então bastante comuns, se transformaram em infrações graves.

Segundo a nova resolução 667/17, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) fica proibido trocar o tipo de lâmpada do farol do carro e dos demais itens que compõem os sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras que não sejam originais do fabricante.

Outra coisa que dá multa é o escurecimento das lanternas. Na mesma resolução também é proibida a colocação de pinturas, películas ou qualquer outro tipo de material que não seja original do fabricante nos faróis.

Fique de olho nessas novidades, pois as multas são elevadas superando os R$ 190,00, quitando até cinco pontos na carteira e até apreensão do veículo.

Caso você tenha feito a mudança de faróis antes do 1 de Janeiro de 2021 e não tenha  sido regularizado e autorizado pelo Detran  (Departamento Estadual de Trânsito) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) poderá ser autuado em uma blitz. Só se o seu veículo possuir as luzes de LED de fábrica não existe risco de multa.

  • E no interior do carro? É possível fazer mudanças?

A resolução não especifica, mas da a entender que abrange o veículo todo. Claro que as autoridades de trânsito vão fazer uma multa em caso de que tais mudanças interfiram na segurança do motorista.

Agora você sabe que não é possível mudar lâmpada de farol . Seja um motorista responsável, evite multas e cumpra as regras. Lembre sempre da importância de contratar um seguro auto à sua medida.