Você sabia da existência do “Dia Mundial sem Carro”?
Existe! E foi criado em 1997 na França por ativistas de causas ambientais e o objetivo principal foi discutir o impacto da mobilidade urbana para promover a criação de propostas e alternativas que possam coexistir sem agredir o meio ambiente.
Mas, claro, esse assunto acabou se tornando uma espécie de perseguição contra o automóvel indo de encontro com as pessoas que apreciam as máquinas e que são amantes das máquinas. Contudo os ambientalistas e os fãs dos automóveis concordam em alguns pontos vinculados à mobilidade urbana. Vejamos quais são as discussões.
Dia Mundial sem Carro: o debate
Assim como existem os “gearheads” (pessoas fanáticas por automóveis, motores e corridas), existem também os “car haters” (ativistas meioambientais). Esses últimos defendem o uso de transporte público e a construção das ciclovias, mas reproduzem um discurso anti-carros. Ambos os perfis são radicais e, portanto, de difícil convivência.
Também existem pessoas que não desejam possuir um automóvel, mas reconhecem e valorizam a sua importância como meio de transporte e como recurso para muitos trabalhadores independentes. Assim como amantes de carros que escolhem utilizar o metrô e o ônibus na defesa de soluções de mobilidade mais eficientes. Essas pessoas também priorizam a segurança e por isso escolhem ter uma boa cobertura de seguro auto.
Dia Mundial sem Carro: o debate
Uma das questões discutidas, e a razão de ser do Dia Mundial sem Carro, é o ar poluído das grandes metrópoles, provocado em grande medida pelos efeitos do trânsito e do uso dos combustíveis fósseis. Porém, o planeta está acordando para essa problemática e muitas pessoas veem nos carros elétricos ou híbridos uma boa solução. De fato, deve ser a tecnologia quem contribua com respostas inovadoras para encontrar um equilíbrio na nossa convivência com o meio ambiente.
O desejável é encontrar soluções que visem melhorar os meios de transporte para alcançar uma melhor circulação sem congestionamentos em rodovias e autoestradas. Mas também é importante que cada pessoa tenha a liberdade de escolher o meio de transporte que seja mais conveniente.
Concordamos em que o automóvel tem sido o grande protagonista do século XX, peça fundamental no progresso das sociedades. Entretanto as emissões de poluentes fizeram com que cada vez mais se trabalhe em torno a conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante dos veículos.
Afinal, o Dia Mundial sem Carro é um dia para refletir sobre os nossos hábitos e para promover as práticas conscientes.