Assim como muitas outras coisas materiais, as peças de um carro também têm um prazo de validade, e permitir que ultrapassem esse limite pode comprometer o desempenho do veículo e até mesmo colocar a sua segurança em risco.

Embora muitos motoristas estejam cientes do tempo de vida útil de alguns componentes, outros acabam sendo esquecidos e negligenciados, o que pode resultar em problemas indesejados.

Por essa razão, é crucial ficar atento aos prazos de validade das peças do carro, pois algumas delas podem até mesmo afetar o consumo de combustível.

Quais são as peças de carro que possuem prazo de validade?

Com o objetivo de entender melhor, preparamos esse texto completo que fornecerá todas as informações necessárias para que você possa estar sempre consciente do tempo de vida útil dos componentes do seu automóvel.

Existem várias peças de carro que possuem prazo de validade, devido ao desgaste natural causado pelo uso e pelas condições de operação. Algumas das peças mais comuns que precisam ser substituídas periodicamente incluem:

  • Pneus - os pneus têm uma vida útil limitada e devem ser substituídos quando a banda de rodagem atinge uma profundidade mínima de 1,6 mm ou quando apresentam sinais de desgaste irregular.

  • Pastilhas e discos de freio - essas peças precisam ser substituídas quando desgastam ou apresentam rachaduras.

  • Filtro de óleo - o filtro de óleo deve ser trocado de acordo com as especificações do fabricante ou a cada troca de óleo.

  • Correia dentada - essa peça é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor e deve ser substituída a cada 50.000 a 100.000 km, dependendo do modelo do veículo.

  • Velas de ignição - as velas de ignição precisam ser substituídas de acordo com as especificações do fabricante ou quando apresentam sinais de desgaste.

  • Amortecedores - essas peças ajudam a controlar o movimento das molas e devem ser substituídos quando apresentam sinais de vazamento ou perda de eficiência.

  • Bateria - as baterias têm uma vida útil limitada e devem ser substituídas quando apresentam sinais de falha ou quando atingem sua capacidade máxima de descarga.

  • Fluido de freio - o fluido de freio deve ser substituído a cada dois anos ou de acordo com as especificações do fabricante.

  • Filtro de ar - o filtro de ar deve ser substituído de acordo com as especificações do fabricante ou quando apresenta acúmulo excessivo de sujeira.

  • Lâmpadas - as lâmpadas dos faróis, lanternas e luzes de freio devem ser substituídas quando queimam ou apresentam sinais de falha.


Agora que você sabe aqais são as peças de carro que possuem prazo de validade , pode ter certeza que o seu veículo vai funcionar sempre perfeitamente. Faça uma manutenção periódica do seu carro e aproveite as vantagens de ter uma cobertura de seguro auto.