Ver Nota

Alternador: o que é e como funciona?

O alternador é uma peça que tem uma função importantíssima para a bateria de um veículo

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 20 Mar 2025

Imagen blog 32974

Para quem não conhece muito sobre mecânica automotiva essas linhas podem ser reveladoras. Muitas pessoas que tem carro só enchem o tanque e saem andando sem se preocupar com nada mais. E é aí que surgem os problemas, porque um veículo tem muitas peças que precisam de uma manutenção periódica para alongar a sua vida útil.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Agora vamos aprofundar no papel do alternador: o que é e como funciona?

A mecânica de um automóvel é complexa, ainda mais para quem não entende muito sobre o assunto. Contudo, sabemos que para que um veículo funcione precisa-se de combustível e energia, e aqui aparece o alternador que junto com a bateria são peças responsáveis de gerar essa energia.

  1. Comecemos pelo início. O que é o alternador do carro?

O alternador é uma peça que tem uma função importantíssima para a bateria de um veículo, pois gera a energia por meio da rotação do motor e recarregar a mesma.

O alternador do veículo é uma peça fundamental para o bom funcionamento da mecânica do automóvel, sustenta a bateria para que todas as peças trabalhem sempre com a energia necessária.

Alternador: o que é e como funciona?

O alternador repõe a energia que é consumida da bateria por diversas peças. No motor há uma correia que conecta as duas peças, a correia do alternador. Quando damos partida no veículo o motor começa a rotar movimentando a correia e gerando uma corrente alternada que é transformada logo depois em corrente contínua.

Como você poder ver o alternador é uma peça fundamental para o bom funcionamento do veículo. Por isso, se o veículo não consegue dar partida ou a bateria descarrega com frequência pode ser o alternador que está dando problemas.

Fique atento aos sinais do seu veículo e leve o carro para ser avaliado por um mecânico de confiança. Caso você já tenha um seguro auto isso não vai ser um problema. Se não tiver ainda, faça uma cotação online em poucos minutos e tenha essa cobertura ideal que sempre desejou.


Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário