Para poder circular com tranquilidade e sem problemas é muito importante ter todos os documentos do nosso carro em dia, entre eles o CRV, Certificado de Registro do Veículo. Mas você sabe o que é, e por que o CRV é tão importante ? Saiba mais.

O CRV é um documento necessário para poder trafegar já que nele constam informações relacionadas ao nosso carro, tais como: número de registro e proprietário. Não é possível ter um veículo que não possua CRV ou DUT (Documento Único de Transferência) como ele também é conhecido. O art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que o condutor sempre deve portar o CRLV original e devidamente atualizado, pois trata-se de um dos documentos mais importantes do veículo.

Por que o CRV é tão importante

Fundamentalmente porque ele traz informações fundamentais para o veículo e que são precisas na hora da venta. Dentre elas o CPF OU CNPJ; nome do proprietário; placa e chassi do veículo; tipo de combustível; ano de fabricação; modelo/marca; observações sobre a situação do veículo; local de registro; data de emissão do documento e muito mais.

Além do anteriormente dito, o Certificado de Registro do Veículo serve para que seja possível vender o veículo e comprova quem é o proprietário. O CRV não possui um prazo de validade, uma nova emissão só deve ser feita quando houver transferência de proprietário ou de residência ou caso o veículo for customizado. E, ele deve ser assinado com firma reconhecida em cartório tanto por comprador como vendedor.

  • Sabia que agora é possível ter o documento digital? Sim! É novidade. O CRV agora pode ser substituído pela ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica). Isso elimina a necessidade de portar o documento físico e permite ter uma versão digital que faz tudo muito mais simples.

Vai comprar um carro novo? Consulte o Certificado de Registro de Veículos. Para isso vai ter que acessar o site do Detran do seu estado e inserir os dados solicitados na área de consulta. É importante realizar essa pesquisa para ter certeza que você está comprando um carro com tudo em regra.

E não esqueça, antes de sair na rua faça uma cotação online e contrate o melhor seguro auto .