Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158802 qualificações

Itens de segurança obrigatórios no veículo

O cinto de segurança de três pontos garante maior proteção aos passageiros.

Imagen blog 59984


Você é uma pessoa bem informada? Sabia que existem itens de segurança obrigatórios no veículo ?

Pois é, está em vigor uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece que todos os carros que sejam produzidos no Brasil devem ter 3 novos itens de segurança de série: apoios de cabeça, cintos de segurança de 3 pontos e fixação para cadeirinhas, do tipo Isofix.

Assim como a contratação de uma cobertura de seguro auto , a incorporação desses novos itens de segurança obrigatórios no veículo visa garantir mais segurança aos ocupantes dos carros.

  • O cinto de segurança de três pontos garante maior proteção aos passageiros.
  • Os apoios de cabeça, é importante pois proporciona maior apoio ao pescoço em caso de colisões traseiras.
  • A fixação para cadeirinhas do tipo Isofix oferecem melhores pontos de ancoragem, já que o sistema é composto por dois pontos de fixação que ficam na base da cadeirinha ou do bebê-conforto, que se encaixam a dois pontos no veículo, além de um terceiro ponto de fixação que evita a movimentação do dispositivo.

Apesar da norma ter sido publicada em 2015 existem alguns modelos que ainda não apresentam essas adequações e estão defasados. Por exemplo, da Volkswagen se comprometeram a adequar seus modelos às regras do país, compromisso que deve ser cumprido sob risco de não poder continuar com a produção. Por outro lado montadoras como Renault, Fiat e Nissan informaram a introdução desses itens de segurança e as novas versões já estão sendo produzidas.

Para esse ano de 2022 a novidade é a adoção obrigatória, como item de série, do controle de estabilidade que ajuda a manter o carro sempre na trajetória. Esse dispositivo é fundamental para evitar acidentes, já que segura o carro, por meio de sensores, em curvas mais fechadas, pistas molhadas ou escorregadias.

É importante considerar que a legislação brasileira está atrasada em relação a outros países quanto à segurança. Por isso, novas regulamentações estão previstas com a implementação de novos itens obrigatórios, tais como: câmera de ré, alerta de frenagem emergencial, novo normativo sobre retrovisores e buzinas, aviso de manutenção em faixa, gravador de dados de acidentes de trânsito dentre outros.

Deixe seu comentário

Enviar comentário