Ver Nota

Dicas para se enfrentar às más condições nas ruas

Segundo as estatísticas a boa sinalização e boas condições de pavimentação podem reduzir sensivelmente a ocorrência de acidentes.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 29577

Você pega o seu carro todos os dias para ir trabalhar, para levar os meninos à escola, para ir no supermercado. E sabe que as condições das ruas nas cidades do país se transformam em um empecilho para muitos condutores. Motoristas precisam estar sempre muito atentos já que existem muitas ruas e pistas esburacadas e mal sinalizadas o que provoca distrações constantes e, em consequência, acidentes.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Dicas para se enfrentar às más condições nas ruas

Segundo as estatísticas a boa sinalização e boas condições de pavimentação podem reduzir sensivelmente a ocorrência de acidentes. Os estudos evidenciam que existe uma relação intrínseca entre acidentes de trânsito com vítimas e o estado das ruas urbanas, pistas e estradas nacionais.

O maior problema é que falta prioridade em investimento público para resolver essas questões, e sem dúvidas, também uma ineficiente gestão de recursos. Como resultado disso, o cidadão que paga importantes impostos quando compra o seu veículo não vê o retorno em infraestrutura. E acaba se encontrando com problemas como ruas alagadas, perda de controle do veículo, falta de dirigibilidade e danos aos pneus, dentre outros.

Dicas para se enfrentar às más condições nas ruas

  1. Tenha cuidado com poças de água quando dirigir depois das chuvas. Desvie delas porque podem esconder buracos enormes que acabam estragando os pneus e a lataria do seu carro.
  2. Diminua sempre a velocidade sempre que for circular em ruas esburacadas ou em condições ruins, os amortecedores sofrem danos que podem afetar severamente a suspensão do seu veículo comprometendo a segurança. Vá devagar, pense que pode capotar o veículo e sofrer um grave acidente envolvendo também a terceiros.
  3. Verifique periodicamente o estado das luzes do seu veículo: luzes externas, faróis, lanternas, setas e luzes de freio. São fundamentais sobretudo quando nos encontramos com ruas em condições ruins.
  4. Confira que o seu estepe esteja sempre bem calibrado. Circular em ruas muito esburacadas pode fazer com que os pneus estourem e seja preciso trocar as rodas. Esteja sempre prevenido.

Uma última recomendação, dirija de forma responsável e mantenha sempre a distância do carro que vai à frente para ter tempo de reagir e evitar um acidente. Controle que os documentos do seu carro estejam em regra e a vigência do seu seguro auto . Caso precise renovar a sua apólice ou deseje contratar um novo seguro.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário