Curte de um passeio de bicicleta nos fins de semana? Realmente é uma excelente maneira de aproveitar o nosso tempo livre e estar em contato com a natureza. Mas, como transportar bicicletas no carro em segurança?

É importante saber que existem regras para transportar a bicicleta no carro, quer dizer, tudo está regulamentado numa resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Por exemplo, o fato de levar uma bicicleta não pode comprometer a estabilidade do carro, nem atrapalhar a visibilidade das luzes ou placas. Também não é permitido extrapolar a largura ou comprimento estabelecidos na resolução e a bicicleta deve estar bem fixada para evitar o risco de deslizamento.

Não cometa infrações e curta dos seus passeios com responsabilidade. E lembre que é uma boa ideia contratar uma cobertura de seguro auto para dirigir sempre bem tranquilo. Se ainda não tem a sua, simule e contrate online.

Como transportar bicicletas no carro em segurança?

Para transportar bicicletas nos nossos veículos devemos utilizar suportes específicos e respeitar as normas para evitar levar multas e perder pontos na CNH. Existem vários tipos de suportes e maneiras de levar as nossas bicicletas:

  • O suporte traseiro, que fica preso atrás do porta-malas é muito útil, pois é fácil fixar e soltar a bicicleta sem necessidade de muito esforço. Só deve se ter em conta que o carro terá um comprimento extra e que pode reduzir um pouco a visibilidade.
  • O suporte para teto, é uma boa alternativa já que não interfere na visão do motorista. Contudo, exige uma boa fixação para que as bicicletas não se deslizem provocando um acidente.
  • O suporte de engate, é outra maneira de levar as nossas bicicletas só que precisam de autorização prévia do DETRAN e de uma placa secundária.

As bicicletas podem ser levadas também no interior do veículo, mas para isso, será necessário desmontá-la, e ainda assim ocupará bastante espaço.