Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158802 qualificações

Como saber se você foi multado

Sempre que cometemos uma infração somos notificados pela autoridade de controle responsável.

Imagen blog 19260


Quem passa muito tempo rodando a cidade sabe que em algum momento pode cometer alguma infração de trânsito. Motoristas são obrigados a obedecer a milhares de regras de trânsito, contudo é possível cair na tentação de pisar o acelerador e ultrapassar os limites de velocidade, estacionar sobre a faixa de pedestres, ultrapassar em lugares não permitidos etc. É por isso que as autoridades possuem o recurso da multa, que penaliza as ações inadequadas.

  • Como saber se você foi multado

Pois bem, em primeiro lugar, sempre que cometemos uma infração somos notificados pela autoridade de controle responsável. Tanto seja que recebamos uma autuação ou a aplicação de uma penalidade vamos ser informados. De fato, tal notificação é realizada através de uma remessa postal para o endereço do proprietário cadastrado no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O primeiro inconveniente que pode acontecer é que o seu endereço não tenha sido atualizado e não corresponda com o endereço em que você mora hoje. Fique de olho nisso, pois a notificação devolvida por desatualização do endereço é considerada válida. Caso seja preciso atualizá-lo deve acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de seu estado ou se aproximar de um posto de atendimento físico para saber como proceder.

  • Então, como saber se você foi multado se nunca recebeu a notificação no seu endereço?

É importante saber que segundo a Resolução nº 918/2022 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) o proprietário pode ser notificado através de um edital, caso não tenha funcionado o procedimento anteriormente mencionado.

De qualquer maneira o site do DETRAN de cada estado disponibiliza um sistema para consultar a situação de todos os veículos registrados. Por esta razão a nossa sugestão é acessar o site de DETRAN do seu estado, entrar na seção correspondente a situação de veículos ou consulta de multas.

O sistema pode solicitar:

  1. número de placa
  2. código de 11 dígitos do Renavam (pode encontrá-lo no CRLV ou no CRV).
  3. número do chassi

Preenchidos todos os campos você vai ver um resumo com as informações administrativas, judiciais e financeiras do veículo. Com essa informação na mão pode saber se existem multas e o estado de cada uma delas para poder regularizar a sua situação.

Não esqueça de ter o seu seguro auto também vigente, a gente nunca sabe quando os imprevistos podem nos surpreender.


Deixe seu comentário

Enviar comentário