Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158778 qualificações

O que é o seguro obrigatório DPVAT?

A sigla DPVAT significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres.

Imagen blog 29983


Por que ter uma cobertura de seguro auto é tão importante?

De caráter social, o seguro DPVAT foi criado no ano de 1974 com a finalidade de indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do responsável.

O que é o seguro obrigatório DPVAT?

A sigla DPVAT significa Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. É uma cobertura de seguro obrigatória que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam por vias terrestres, e cobre danos pessoais, quer dizer, não há cobertura para danos materiais, como roubo, colisão ou incêndio do veículo.

O seguro DPVAT não oferece cobertura para multas impostas ao condutor, para danos pessoais que não tenham sido causados por veículos automotores de via terrestre ou por sua carga, e nem para acidentes sem vítimas, ocorridos fora do Brasil.

O que é o seguro obrigatório DPVAT?

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito e é justamente por isso a importância de pagá-lo de maneira responsável.  Oferece, além do mais, três tipos de coberturas: por morte decorrente de acidentes causados por automóveis em vias terrestres brasileiras, por invalidez permanente total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares.

Qualquer vítima de acidente envolvendo veículo, inclusive motoristas e passageiros, ou seus beneficiários, podem requerer a indenização do DPVAT. As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado.

O DPVAT é um seguro obrigatório, pago de forma anual pelos proprietários de veículos (carros e motos) no Brasil, juntamente com a primeira parcela ou na cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou junto com o serviço de emplacamento ou licenciamento anual dependendo de cada caso.

O dinheiro arrecadado pelo Governo Federal pelo DPVAT é repassado ao Ministério da Saúde para custear o atendimento médico-hospitalar de vítimas de acidentes de trânsito em todo o território brasileiro; ao Ministério das Cidades, para uso em programas de prevenção de acidentes no trânsito e para o pagamento de reservas e das indenizações do seguro.

  • Em caso de dúvidas procure a Central de atendimento da Susep: 0800-0218484 (ligações gratuitas).

Deixe seu comentário

Enviar comentário