Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158780 qualificações

Questionário de avaliação de risco

Questionário de avaliação de risco. A maioria das seguradoras de carros faz um questionário prévio aos possíveis segurados para definir o perfil do segurado

questionario-de-avaliacao-de-risco

A maioria das seguradoras de carros faz um questionário prévio aos possíveis segurados para definir o perfil do segurado e avaliar o risco que ele representa. Cada motorista possui um perfil de risco diferente e, por isso, as seguradoras costumam conceder descontos ou aumentar o valor do prêmio (preço do seguro) segundo as respostas fornecidas pelo consumidor.

Normalmente as perguntas do questionário de avaliação de risco se referem à idade, tempo de habilitação, sexo do motorista principal do veículo. Também são feitas perguntas sobre a região em que o veículo circula, qual a sua utilização, se passa a noite em garagem ou estacionamento fechado e se possui dispositivos de Segurança, como rastreadores via satélite e bloqueadores.

Quando você pensa em fazer um compare seguro auto , hoje, já não é mais sinônimo de burocracia. Agora através de suas plataformas online as seguradoras estão cada vez mais fáceis e acessíveis.

É muito importante não mentir para a seguradora para baixar o preço da apólice. É fundamental que todas as informações informadas sobre o perfil do motorista sejam verdadeiras, vez que incorreções ou mentiras que possam influir no valor da apólice podem fazer com que o segurado perca o direito à indenização em caso de sinistro.

Lembre-se que as companhias de seguros possuem alguns meios de averiguar a veracidade das respostas do questionário de avaliação de risco e, caso encontrem inconsistências, podem se recusar a pagar pelos danos.

A seguradora inclusive está amparada pela lei quando age dessa maneira. É o que estabelece o artigo 766 do Código Civil: “Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido.

Parágrafo único. Se a inexatidão ou omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, o segurador terá direito a resolver o contrato, ou a cobrar, mesmo após o sinistro, a diferença do prêmio.”

Sendo assim, é importante responder de maneira franca ao questionário de avaliação de risco e não vale contar mentiras supostamente inocentes para tentar reduzir o risco de seu perfil de motorista. Essa conduta pode acarretar prejuízos futuros muito superiores à economia feita na hora de contratar o seguro do seu automóvel.

Para comparar preço de seguros entre várias seguradoras Clique aqui

Deixe seu comentário

Enviar comentário