Quando você contrata um seguro de automóvel , está garantindo sua tranquilidade e a de sua família nos momentos difíceis. Isto significa que, em caso de uma batida, acidente ou roubo do carro, você poderá obter respostas e soluções que irão ajudá-lo a lidar com o imprevisto. Portanto, todo motorista que quiser dirigir com responsabilidade e bom senso deverá ter seu carro protegido.

No entanto, sabe como funciona uma apólice? Conhece quais as garantias e coberturas oferecidas e qual o período de cobertura? As respostas a estas perguntas podem guiá-lo para fazer a escolha certa na hora de contratar o seu seguro.

Faça uma cotação de seguro de automóvel online e descubra a melhor cobertura para o seu veículo. É fácil, rápido e grátis.

Em primeiro lugar, uma apólice de seguro auto é um contrato entre um segurado e uma seguradora, por um prazo determinado. Como todo contrato, possui termos e condições que gera obrigações para ambas as partes. O segurador deverá pagar um prêmio para ter direito à cobertura. Já a seguradora se compromete a indenizar o segurado em caso de sinistro, isto é, um evento coberto pela apólice (roubo, acidente de trânsito, etc.).

Em segundo lugar, as coberturas básicas oferecidas no seguro automotivo são: Cobertura Compreensiva (colisão, incêndio e roubo/furto), incêndio e roubo/furto, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (danos causados a terceiros) e Acidentes Pessoais de Passageiros. Além das coberturas básicas, o segurado pode contratar garantias adicionais, no intuito de aumentar o nível de proteção e conforme as suas necessidades. Algumas delas são: extensão do perímetro de cobertura a países da América do Sul, carro reserva, cobertura de equipamentos e acessórios, higienização do veículo em caso de alagamento, etc.

Por último, o prazo de vigência de um seguro costuma ser de 12 meses (um ano). No entanto, existem seguradoras que oferecem apólices com vigência de meses, semanas ou dias. O seguro terá início e término às 24h das datas que estão indicadas na apólice.

Para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento do seguro , leia o contrato ou tire suas dúvidas com seu corretor. Conhecer os termos e condições de uma apólice é fundamental para aproveitar ao máximo seu seguro e dirigir sem nenhuma preocupação.