Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158776 qualificações

Ouvir música muito alta no carro gera riscos de acidente

Você já reparou na quantidade de veículos que circulam como verdadeiras “discotecas ambulantes”?

Imagen blog 46661


Quando queira comprar um seguro auto não tente sem antes ler algumas notícias sobre o tema. Isso mesmo, é sempre bom estar atualizado antes de comprar um seguro de carro. A Compareemcasa publica textos com novidades todos os dias com a intenção de te ajudar.

Uma pesquisa recente realizada pela Allianz Center for Tecnology – AZT (Centro de Tecnologia da Allianz) revelou que um terço das colisões no trânsito ocorre por falta de atenção ao volante. Um dos hábitos frequentes dos motoristas que provoca a falta de atenção é dirigir ouvindo som alto. Você já reparou na quantidade de veículos que circulam como verdadeiras “discotecas ambulantes”? Será que não percebem o risco que isso representa para sua segurança, além do prejuízo para o bolso? Neste artigo, saiba por que podemos afirmar que som alto e direção não combinam.

Em primeiro lugar, além de causar poluição sonora, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece multa para o condutor que trafegar com volume do som acima dos limites permitidos, além da perda de cinco pontos na carteira. No entanto, o problema maior é que som alto pode deixar o motorista mais vulnerável a acidentes. “Basta uma distração em uma pequena fração de tempo para que aconteça um acidente”, afirma Rafael Bellini, do Observatório Nacional de Segurança Viária. Segundo o Bellini, ouvir música muito alta no trânsito “pode diminuir bastante a capacidade de atenção e consequentemente a reação desse motorista quando ele precisar fazer uma frenagem de emergência.”

Elaine Sizilo, pedagoga especialista e consultora em educação de trânsito, ressalta os riscos da dupla música alta/condução da seguinte forma: “A música em alto volume cria uma atmosfera à parte, como se o condutor estivesse na sala de sua casa, por exemplo, ou seja, ele sai daquele ambiente de trânsito e a atenção dele fica extremamente comprometida. Isso no trânsito é extremamente perigoso.”

Por outro lado, o tipo de música pode influenciar no comportamento de quem está no volante. Estudos indicam que os motoristas que escutam músicas de ritmo rápido se envolvem em mais acidentes do que aqueles que escutam músicas no ritmo lento ou moderado. “Uma música agitada, como um rock, por exemplo, pode motivar o motorista a exercer mais velocidade”, explica Sizilo.

Portanto, na hora de dirigir, evite hábitos que podem comprometer sua segurança: abaixe o som da música e concentre toda sua atenção na estrada.

Deixe seu comentário

Enviar comentário