Sempre que você simular seguros de carros online vale a pena estudar proposta por proposta. O nosso conselho é de que, nem sempre a mais barata é pior como nem sempre a mais cara é melhor e vice-versa. O que acontece é que cada carro e condutor tem o seu perfil único.

Conheça as respostas às perguntas mais comuns sobre a apólice de seguro de automóvel:

O que é apólice de seguro ?
A apólice é o documento que discrimina as coberturas contratadas para o seu automóvel. Ela representa o contrato do seguro e contém os dados do segurado, do veículo e os riscos cobertos.

Quais os documentos necessários para comprar uma apólice?
- Documentos pessoais: RG, CPF e carteira de motorista
- Documentos do veículo: CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Se o automóvel for zero quilometro, o segurado deverá mostrar a nota fiscal, com a data de saída e carimbo da concessionária; se o carro novo for importado, deverá apresentar também a quarta via da Declaração de Importação.

Qual a vigência de uma apólice?
A cobertura do seguro começa às 24 horas do dia de início de vigência e finaliza às 24 horas do dia do término expressos no contrato.

O segurado pode contratar mais de uma apólice?
Sim. As Condições Gerais do seguro determinam o seguinte sobre a concorrência de apólices: “O Segurado que, na vigência do Contrato, pretender obter novo seguro sobre os mesmos bens e contra os mesmos riscos deverá comunicar sua intenção, previamente, por escrito, a todas as sociedades seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito.”

Quais os riscos cobertos por uma apólice de seguro auto ?
Os riscos mais comuns em um seguro de carro são:
• Danos ao veículo decorrentes de colisão, incêndio e roubo/furto ( Cobertura Compreensiva )
• Incêndio e roubo/furto (Cobre somente roubo/furto total)
• Incêndio e colisão
• Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (garante o reembolso de indenizações que o segurado for obrigado a pagar por danos corporais e/ou materiais involuntários ocasionados a terceiros, até o limite especificado no contrato.

Além das coberturas básicas, existem coberturas complementares, de contratação facultativa.

Quais os fatores que influenciam o preço de uma apólice?
O modelo do veículo, o perfil e o comportamento do motorista, região de residência do segurado, existência de rastreador ou dispositivo antifurto, entre outros.

O que é endosso?
É o documento que formaliza qualquer alteração de dados na apólice.