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Michelin Tweel: o pneu sem ar

Michelin Tweel: o pneu sem ar. Resistência e vida útil dos pneus: dois problemas que a Michelin deixou no passado.

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Resistência e vida útil dos pneus: dois problemas que a Michelin deixou no passado. É que a segunda maior fabricante de pneus do mundo acaba de revolucionar o mercado com uma produção inovadora: o Michelin X Tweel , o pneu sem ar . Trata-se de uma roda cujos raios flexíveis de poliuretano se conectam ao centro. Assim, ele absorve impactos e não precisa ser enchido toda vez.

O nome Tweel surgiu da combinação da palavra “tire” (palavra em inglês que significa pneu) com “wheel” (roda). Na verdade, a marca francesa vem trabalhando em um design reformulado que substitua as câmaras de ar por tiras de borrachas maleáveis desde 2005. A novidade é que a empresa anunciou a construção de uma fábrica nos Estados Unidos que produzirá os novos pneus, os quais começarão a ser fabricados em massa a partir de 2015.

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Quais os benefícios do pneu sem ar ? Ele promete um percurso mais estável, sem os “saltos” do pneu tradicional. Além do mais, seu tempo de vida útil é até três vezes maior do que o de componentes pneumáticos comuns. Ele passa por cima de pregos e de tachinhas e pode continuar funcionando normalmente. A simplicidade dos raios de borracha do Michelin X Tweel substituiu a necessidade de ar pressurizado, característica que oferece maior performance, tanto em capacidade de carga quanto em conforto e agilidade em curvas.

“Um novo século chegou e o Tweel mostrou seu potencial para transformar a mobilidades”, afirma orgulhoso Terry Gettys, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin da América. E continua: “O Tweel nos permite alcançar níveis de performance que simplesmente não eram possíveis com os pneus convencionais de tecnologia pneumática de hoje."

Por enquanto, o novo pneu seria utilizado em retroescavadeiras e cortadoras de grama. Contudo, a partir do funcionamento da nova fábrica na Carolina do Sul, a produção estaria destinada também a peças compatíveis com veículos particulares. “Nossa concentração é entrar no mercado de veículos de baixa velocidade e mais baixo peso. O que aprendermos de nossos sucessos adiante será aplicado ao Tweel para carros de passeio e adiante”, conclui Gettys, explicando o próximo desafio para o pneu sem ar no mercado automotivo.

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