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Manter o bônus e pagar o conserto

Manter o bônus e pagar o conserto. Nem sempre é vantajoso realizar o concerto de seu carro através da seguradora.

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Nem sempre é vantajoso realizar o concerto de seu carro através da seguradora. Normalmente, o segurado deve fazer um cálculo de acordo com a extensão do dano. Ainda que o valor do conserto extrapole o valor da franquia (condição mínima para acionar o seguro), talvez seja melhor, em determinados casos, não levar o carro para consertar através da seguradora.

É que, nesses casos, embora o segurado deva arcar com aquele valor das despesas que supere o valor da franquia, ele não perde o bônus que as seguradoras de carros oferecem para aqueles condutores que não acionaram a seguradora nos anos anteriores. Assim, manter o bônus e pagar o conserto pode ser uma maneira inteligente de fazer economia.

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Para quem não sabe, as seguradoras mantém um registro de sinistro de seus clientes e na hora da renovação um registro positivo pode ajudar a diminuir o valor do prêmio. Esses bônus pertencem ao próprio segurado e isso quer dizer que ele leva esse desconto consigo mesmo que mude de seguradora.

Esse é um dos meios da seguradora avaliar os riscos dos condutores. Aquele que não teve acidentes nos últimos anos, provavelmente não terá nos próximos e, como representa um risco menor, paga um preço menor para segurar seu veículo.

Por outro lado, quando ocorre um sinistro, o registro do segurado será analisado de maneira negativa e ele poderá perder uma classe de bônus. Como consequência, o valor do desconto irá diminuir.

Assim sendo, em caso de danos cujo valor seja próximo ao valor da franquia, a melhor conduta é não acionar o seguro. Dessa maneira, o segurado matem seus bônus e garante um preço melhor do seguro no próximo e até mesmo nos seguros dos próximos anos, vez que o registro das seguradoras para avaliar a classe do bônus avalia os anos anteriores e não apenas o último ano.

Parece um jogo de estratégias, mas na realidade é bem simples, basta que o segurado avalie o preço das despesas de reparo, se forem bem próximas do valor do seguro ele opta por manter sua classe de bônus e deixa para acionar o seguro quando os danos realmente tiverem um custo alto.

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