A maioria das pessoas já sabe que seguro DPVAT e seguro automotivo são coisas bem diferentes. O primeiro é administrado pela Seguro Líder e indeniza vítimas de acidentes de trânsito. Já o seguro facultativo de veículo é comercializado pela maioria das seguradoras do mercado e indeniza o segurado por danos materiais ao veículo.

Da mesma forma, o tipo de indenização paga por estes seguros possuem características diferentes. A indenização integral é aquela que, segundo o Manual do Segurado, “ocorre em caso de roubo ou furto total do veículo segurado, bem como quando o valor dos prejuízos apurados e decorrentes do sinistro coberto ultrapassarem 75 % da importância segurada na apólice.” Já a indenização do seguro DPVAT se dá em caso de invalidez permanente, de reembolso de despesas médicas e hospitalares ou em caso de morte.

No entanto, você sabia que nem todas as pessoas que se envolvem em um acidente de trânsito têm direito a receber a indenização do DPVAT? Segundo uma matéria realizada pelo Jornal da Justiça, o seguro pode ser negado:
- quando não é comprovada a invalidez permanente;
- quando o beneficiário não entra com o seguro dentro do prazo de 3 anos a partir da data do acidente;
- quando não entrega algum dos documentos exigidos, como o laudo do IML, registro da ocorrência e documentos pessoais;
- quando um proprietário inadimplente solicita o seguro. Como ele está em débito, ele não tem o direito e ainda pode ser acionado na justiça a pagar as indenizações desembolsadas a outras vítimas do acidente;
- quando for acidente com trens, bicicletas e barcos. Eles não se enquadram como veículos automotores de via terrestre.

A matéria também fornece outras informações importantes: “Para receber o seguro DPVAT é necessário primeiro recorrer a pontos de atendimento. Desta forma se evita sobrecarga do sistema judiciário com questões que podem ser resolvidas com um simples diálogo entre as partes envolvidas. A vítima de acidente de trânsito também não precisa contratar terceiros para dar entrada no pedido de indenização do seguro DPVAT. Em todo o Brasil existem mais de 7 mil pontos de atendimento.”

Para mais informações, acesse o site da Seguradora Líder ou ligue para 0800 022 1204.