A Líder Seguros , responsável pela administração do seguro DPVAT, iniciou 2017 sob novo comando. José Ismar Torres, o até então diretor da FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) é o novo presidente da empresa.  “Sinto-me muito honrado com o convite de presidir uma seguradora que tem como projeto um seguro inclusivo, que atinge 100% da população”, afirmou o executivo.

Torres ressaltou a necessária intervenção da seguradora para o combate aos acidentes de trânsito: “Temos um papel importante para ajudar a mudar esse cenário. A educação no trânsito é uma das nossas principais pautas.”

Conheça a seguir as principais características do seguro obrigatório DPVAT:

. O que é o seguro DPVAT? Quem tem direito?
O DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores. Ele cobre toda e qualquer vítima de um acidente de trânsito, seja ela motorista, pedestre ou passageiro do próprio veículo. A cobertura que ele dá é em caso de invalidez permanente, de reembolso de despesas médicas e hospitalares ou até em caso de morte. Nesse caso, a indenização é paga a cada um dos beneficiários legais da vítima.

Como é calculado o preço do seguro DPVAT pago pelos proprietários de veículos?
O preço do seguro DPVAT é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados com base em estudos estatístico-atuariais desenvolvidos pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). O preço varia em função do tipo de veículo: veículo de passeio, motocicleta, ônibus, vans, caminhões. No caso da motocicleta, como ela se envolve em maior quantidade de acidentes que provocam indenizações, ela tem um preço mais elevado.

Quais são as regras do pagamento do Seguro DPVAT?
Bem, o seguro DPVAT é de pagamento anual e deve ser pago por todo proprietário de veículo. De acordo com a legislação, o seguro DPVAT tem vencimento juntamente com a primeira parcela do IPVA ou com a cota única. A partir do ano 2013, as motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus, podem pagar de forma parcelada esse seguro. O vencimento das parcelas coincide com a do IPVA. Maiores informações podem ser obtidas em nosso site.
(Texto extraído da entrevista com Ricardo Xavier: https://www.youtube.com/watch?v=W4V3pVGiRw4 )