Quando acontece um imprevisto no trânsito e seu carro sofre danos, contar com um bom seguro pode ser a sutil diferença entre respirar aliviados e ter uma dor de cabeça repentina. Não tem preço saber que nesse momento de tanta tensão podemos contar com respostas e soluções. Portanto, ter o carro protegido é a melhor decisão que todo motorista pode tomar.

Nesse caso, qual o funcionamento da indenização no seguro de automóvel ? Em outras palavras: como a seguradora age em caso de sinistro? Se seu automóvel sofrer danos que podem ser consertados, você vai encaminhar seu carro diretamente a uma oficina referenciada e pagar o orçamento do mecânico até o valor da sua franquia. Se os custos dos reparos ultrapassarem esse valor, a seguradora pagará o excedente.

Fazer um seguro mais barato é possível! Veja no texto abaixo como conseguir fazer a sua cotação de seguro auto online. Com alguns poucos dados você já consegue ter a cotação em tela. Vale a pena conferir!

No entanto, entende-se por “indenização integral”, a indenização devida quando os danos causados ao veículo atingem ou ultrapassam 75% do limite máximo de indenização. Este limite máximo é fixado no momento da contratação do seguro, optando entre duas modalidades:
-até 75% do valor determinado na apólice (modalidade de Valor Determinado)
-até 75% do valor do veículo na tabela de referência FIPE (modalidade Valor Mercado Referenciado). Esta tabela contém os valores médios de mercado de veículos apurados mediante pesquisa mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

O que o segurado deve fazer para o recebimento de indenização integral? Em primeiro lugar, ele deverá comunicar imediatamente o sinistro, ligando para o seu corretor de seguros ou diretamente para a seguradora. Depois, deverá preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, constante nas condições gerais da apólice.

No entanto, é importante levar em consideração que existem situações que não são englobadas pelo seguro, isto é, existem riscos e prejuízos não indenizáveis. Por conseguinte, dependendo do caso, a seguradora pode recusar o pagamento da indenização.

Portanto, para evitar mal-entendidos e surpresas desnecessárias, fale com seu corretor de seguros e informe-se sobre as condições contratuais de sua apólice. Desta forma, você poderá saber em detalhe quais são os seus direitos e as suas obrigações na hora de utilizar o seguro .