Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158796 qualificações

Estresses e brigas do condutor

Estresses e brigas do condutor. “Estresse ao volante aumenta casos de agressão no trânsito”...

Estresses e brigas do condutor

Estresse ao volante aumenta casos de agressão no trânsito”... Três anos atrás, uma manchete de um dos principais jornais brasileiros anunciava uma triste realidade: o estresse engrossa as estatísticas de distúrbios e brigas no trânsito. Segundo uma pesquisa realizada por um portal de Brasília, 30 % dos condutores brasilienses já se envolveram em brigas durante a condução . Em muitos casos, a discussão termina provocando situações absolutamente constrangedoras e trágicas.

Ingressando poucos dados você consegue uma cotação de seguro auto aqui na Compareemcasa. Para isso você deverá acessar o nosso cotador e informar alguns dados básicos do veículo e alguns outros do condutor.


Como pode a tensão ao volante motivar atitudes tão agressivas? Especialistas em medicina mencionam que existem três tipos de estresse que disparam a fúria do motorista: o estresse físico, evidenciado pelo sono e o cansaço do dia-a-dia; o segundo é o estresse psicológico, que se manifesta em um condutor tenso e com pânico de atravessar alguma situação constrangedora. Por último, eles identificam o estresse social, que é a ansiedade provocada, por exemplo, pelo tempo perdido em um engarrafamento. Um motorista estressado pode sentir-se furioso diante de situações simples e até reagir de maneira despropositada. O resultado: inúmeros casos de violência no trânsito que acontecem diariamente nas ruas e estradas do país.

Portanto, o que fazer para que a tensão que provoca um engarrafamento, uma buzinada, um pedestre distraído, a tirania do relógio e outras tantas desavenças no trânsito não vire motivo de discussão e brigas entre condutores? Especialistas em segurança e comportamento no trânsito indicam algumas atitudes simples que podem evitar o estresse na hora de dirigir:

- Se você se deparar com um motorista agressivo , respire fundo e conte até dez. Inspirar e expirar pausadamente ajuda a acalmar os ânimos e permite desacelerar o ritmo cardíaco e reduzir o estresse.
- Pense antes de agir: a reação por impulso nunca dá bons resultados. Em vez de responder da mesma forma, transforme a raiva em empatia: peça desculpas se você fez algo errado, deseje uma boa viagem ao outro condutor e continue sua viagem.
- Procure ouvir música tranquilizante e relaxante, desta forma você evitará o nervosismo dos outros condutores.

Portanto, procure aliviar o estresse agindo de forma empática e positiva. Evitar conflitos é a forma mais prudente, madura e segura de agir no trânsito.

Deixe seu comentário

Enviar comentário