5.0 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5

Financiamento no Brasil

Com a emergência do Brasil como próxima potência mundial, muitas mudanças têm acontecido. Alguns setores da economia se agilizaram mais do que outros para entrar no panorama mundial. E os investimentos constituem uma parte importantíssima do crescimento do país. Empresas e governos, nacionais e internacionais, investem procurando obter algum tipo de lucro e os que recebem o dinheiro buscam também um benefício de algum tipo. Entre a população, este panorama se repete. As pessoas buscam algum tipo de financiamento para melhorar sua qualidade de vida, obter algum bem material ou alguma atividade lucrativa.

E dentro dos créditos e financiamentos, é bom fazer uma distinção entre eles. São dois conceitos que aparecem em geral intimamente ligados. Mas há uma diferença fundamental. Enquanto no crédito não interessa qual o destino do dinheiro, no financiamento ele deve ser investido do jeito em que foi acordado previamente no contrato. Por isso que os chamados créditos para carros, geralmente deveriam ser conhecidos como financiamentos, segundo a linguagem técnica.

O financiamento no Brasil é utilizado então, por pessoas particulares e por empresas. Cada vez mais, uma vez que o objetivo é ampliar e melhorar o nível de vida, num mundo cada vez mais competitivo. A população busca financiar muitas compras que de outro modo não seria possível realizar. A aquisição de um carro ou de um imóvel, na grande maioria dos casos é financiada. Já as empresas, sempre procurando capital para iniciar ou expandir suas atividades, podem ser financiadas por algum fundo externo ou próprio. Os produtores rurais também fazem outra modalidade, procurando ampliar seus negócios.

As instituições financeiras são as encarregadas de dar financiamentos. Elas contam com diferentes opções segundo o perfil de cada cliente. No Brasil, bancos como a Caixa ou o Santander contam com excelentes planos para seus clientes.

Os diferentes empréstimos e financiamentos podem ser simulados online desde qualquer lugar do país, para saber sobre as condições de devolução. Isto é, para ter um resultado aproximado do número de parcelas e da taxa de juros que serão conveniados no momento de obter o financiamento.