5.0 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5

Como fazer um empréstimo seguro

Fazer um empréstimo já forma parte do cotidiano de muitos brasileiros. Este recurso costuma ser uma solução prática na hora de resolver um problema financeiro de forma simples e rápida. Contudo, se você estiver precisando de dinheiro de forma urgente e resolver fazer um crédito, é muito importante levar em consideração alguns aspectos fundamentais, a fim de evitar surpresas desnecessárias.

Veja a seguir que cuidados você deve tomar antes de assinar qualquer documento:

- Antes de contratar, conheça seus gastos: lembre-se que, ao fazer um empréstimo , você carregará no seu orçamento mais uma despesa que acompanhará as finanças familiares durante um longo período de tempo. Portanto, antes de contrair uma nova dívida, analise seu orçamento e determine o valor de seus gastos fixos, no intuito de avaliar se o empréstimo não irá descontrolar suas finanças.

- Fuja das ofertas “miraculosas”: não se iluda com os créditos fáceis, geralmente eles escondem taxas de juros astronômicas. Por regra geral, todos tentam escapar da burocracia que envolve a solicitação de um crédito. Contudo, ela tem uma razão de ser: os bancos e financeiras devem verificar a possibilidade de inadimplência do contratante. Portanto, se a burocracia for menor, com certeza os juros cobrados serão bem maiores.

- Dedique tempo a pesquisar: se você quiser encontrar um financiamento que caiba direitinho no seu bolso, não se conforme com a primeira proposta. Por comodidade, muitas pessoas acabam fazendo o empréstimo no mesmo banco onde já são correntistas. No entanto, ser cliente de uma entidade bancária não significa ter acesso às taxas mais acessíveis do mercado. É preciso comparar valores, prazos e condições em diferentes empresas antes de tomar uma decisão. Desta forma, você terá mais chances de encontrar a opção sob medida para suas necessidades e seu bolso. Outro aspecto importante: fuja de terceiros ou intermediários e escolha sempre instituições sérias e de renome no mercado.

Portanto, seja qual for o seu problema financeiro, pense, avalie, analise e compare antes de tomar uma decisão. Desta maneira, você poderá obter seu empréstimo pessoal de forma segura e responsável.