Qual é o prazo de vigência do seguro de automóvel em uma empresa de seguros ? Qual é a forma de pagamento? Posso modificar o seguro? Saiba a resposta a essas e outras perguntas no seguinte artigo:

Seguro de carro e seguro DPVAT é a mesma coisa?
Não. O seguro DPVAT – que deve ser pago todo ano junto com o licenciamento anual – indeniza as vítimas de acidente de trânsito. Ele é um seguro de danos pessoais. Já o seguro facultativo de automóvel garante indenização por danos materiais causados ao veículo.

O cotação seguro auto é mensal ou anual?
Normalmente os contratos de seguro tem um prazo de vigência de um ano. No entanto, existem seguradoras que oferecem também apólices com vigência menor ou maior. Por exemplo, o Grupo BB e MAPFRE, além de comercializar um seguro de veículo anual, oferece também o “Seguro Automóvel 6 Meses” e o “Seguro Automóvel Plurianual” (com vigência de dois anos).

Como posso pagar o seguro?
As formas de pagamento variam de seguradora para seguradora. Algumas empresas aceitam pagamentos à vista, débito em conta, parcelamento em até 6 ou 12 vezes no cartão ou boleto bancário.

Posso alterar as coberturas do contrato?
Pode, sim, mas deve comunicar à seguradora. Por outro lado, segundo as condições gerais do contrato, o segurado deve comunicar “quaisquer fatos ou alterações referentes ao veículo verificados durante a vigência desta apólice, tais como: alienação ou ônus, alteração de combustível, alterações no motor, como, por exemplo: turbo não original de fábrica, rebaixamento do veículo ou, ainda, qualquer outro incidente que possa agravar consideravelmente o
risco coberto.”

Quais são as modalidades de contratação do seguro de automóvel?
Existem duas modalidades:
Valor de Mercado Referenciado: Modalidade que garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia variável, em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referência, expressamente indicada na proposta do seguro, conjugada com fator de ajuste, em percentual, a ser aplicado sobre o valor de cotação do veículo, na data da liquidação do sinistro.

Valor Determinado: É a modalidade que garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, em moeda corrente nacional, estipulada pelas partes no ato da contratação do seguro.