Sem lugar a d√ļvidas, nenhum motorista quer ouvir falar em sinistro. No universo das empresa de seguros , essa palavra refere-se a qualquer evento em que o carro sofre um acidente ou preju√≠zo material. No entanto, √© muito importante estar preparado e saber como lidar com um imprevisto. Por exemplo, o que fazer em caso de sofrer um acidente com outras pessoas envolvidas? Quando avisar √† seguradora? O que deve fazer o terceiro envolvido?

Em primeiro lugar, saiba os passos necessários a se seguir imediatamente após o sinistro:

a) solicite a presen√ßa do √≥rg√£o de tr√Ęnsito e exija a Ocorr√™ncia Policial ou Per√≠cia. As despesas com Per√≠cia ser√£o reembolsadas pela Seguradora, desde que comprovadas;
b) anote os dados do outro veículo e de seu proprietário. Colha também nomes e endereços de testemunhas;
c) se possível, obtenha por escrito a confissão de culpa do terceiro;
d) mesmo que você tenha Seguro de Responsabilidade Civil, não faça nenhum acordo com o terceiro, ou assuma responsabilidades sem o prévio consentimento da Seguradora, mesmo que esteja evidente a sua culpa;
e) caso a culpa seja sua, recomende ao terceiro que procure a Seguradora antes de iniciar os reparos em seu veículo;
f) comunique imediatamente o acidente à Seguradora.

(Fonte: Condi√ß√Ķes Gerais)

O √ļltimo passo ‚Äď o aviso de sinistro ‚Äď √© fundamental, j√° que o terceiro poder√° abrir o seu aviso de sinistro s√≥ depois que voc√™ fa√ßa a comunica√ß√£o do acidente. Confira o texto das Condi√ß√Ķes Gerais:

O reclamante somente será atendido pela Seguradora caso o Segurado faça a comunicação do acidente por escrito à mesma ou à Central de Serviços (Central de Aviso de Sinistro), e desde que sua culpa pelo evento tenha sido caracterizada e confirmada. Qualquer carta ou documento recebido que se relacione com danos causados a terceiros pelo veículo segurado deve ser prontamente entregue à Seguradora. Para que o sinistro do reclamante possa ser liberado e autorizado os reparos, é obrigatória a vistoria do veículo segurado.

Por √ļltimo, quem pode abrir aviso de sinistro de terceiro? O propriet√°rio legal, ascendente e descendente (1¬į grau) ou o corretor do terceiro.

Portanto, fique atento a estas recomenda√ß√Ķes. Se tiver d√ļvidas, n√£o hesite em procurar seu corretor.