4.31048275862069 de 87 votos | Pontuação Máxima: 5

Consequências de dirigir com estresse

Calor, congestionamento, ruas superlotadas, motoristas agressivos, dirigir no horário de pico: situações que se repetem uma e outra vez na vida de todo motorista. Tudo isso pode gerar as mais variadas reações: irritabilidade, nervosismo, angústia, fatiga e tensão. Tamanha liberação de adrenalina só pode ter um nome: estresse . Esta palavra tão temida por milhares de pessoas invade as ruas do nosso país e acompanha milhares de motoristas na sua condução do dia-a-dia.

Por que será que dirigir provoca tantas sensações adversas? Especialistas explicam que o trânsito já é um causador de estresse por causa de todos os seus sinais e regras. Além do mais, a condução implica uma exigência imposta pelo próprio motorista para estar atento e alerta ao trânsito, no intuito de reagir adequadamente a possíveis situações imprevistas. Por outro lado, dirigir é um ato social, já que motoristas devem conviver com outros motoristas, exigindo de cada um lidar com as mais diversas reações por parte de seus pares. Esta combinação de fatores pode desencadear as mais diversas consequências : situações de tensão, agressão e reações violentas. O resultado fica plasmado nas milhares de manchetes que dia-a-dia invadem nossos jornais: discussões de motoristas com final fatal, acidentes no trânsito e inúmeras situações constrangedoras.

Quando você pensa em fazer um simulação seguro autómovel , hoje, já não é mais sinônimo de burocracia. Agora através de suas plataformas online as seguradoras estão cada vez mais fáceis e acessíveis.

Portanto, diante desta circunstância, será possível relaxar e pegar mais leve na hora de dirigir ? Confira a seguir algumas sugestões que irão ajudá-lo a manter paz e tranquilidade ao volante:

Diante de uma agressão, conte até dez: se você se deparar com um motorista agressivo, mantenha a calma, respire e não devolva com a mesma moeda.

Música suave : escutar música em alto volume e estridente aumenta ainda mais a tensão. Tente escolher estilos musicais calmos, que não perturbem sua capacidade de atenção ao volante.

Não saia atrasado: se você perdeu a hora, com certeza vai dirigir tenso. Portanto, planeje melhor seu tempo. Se não for possível, escolha rotas alternativas para evitar trafegar por trechos movimentados, que só provocarão aumentar a tensão.

Estresse e condução podem ser um combinação perigosa, até mesmo fatal. Portanto, lembre-se: diante de uma situação constrangedora, mantenha a calma. Nada vale mais do que preservar sua saúde mental e sua vida.

Não pague caro, compare e encontre a melhor cobertura com o menor preço. Simule aqui