Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158776 qualificações

Como fazer a manutenção do carro

Um levantamento realizado pelo Ministério dos Transportes revela que a manutenção preventiva do carro pode reduzir em até 30% o número de acidentes.

Imagen blog 42547


A Compareemcasa publica diariamente textos novos com novidades do mercado segurador. Aconselhamos você a ler alguns desses textos antes de contratar algum seguro auto online.

Um levantamento realizado pelo Ministério dos Transportes revela que a manutenção preventiva do carro pode reduzir em até 30% o número de acidentes, salvando cerca de 12 mil vidas ao ano. “A manutenção preventiva é a forma mais eficaz de garantir a segurança, o bom funcionamento do veículo, redução dos níveis de consumo de combustível e, consequentemente a preservação do meio ambiente”, explica o engenheiro Daniel Lovizaro. Portanto, conheça aguns itens básicos para revisar no seu automóvel e dessa forma garantir uma viagem segura.

- Pneus: Pneu calibrado corretamente garante sua aderência na pista, a eficiência nas frenagens e evita o desgaste irregular. Portanto, é importante realizar a calibragem dos pneus toda semana ou no máximo a cada 15 dias, sempre com os pneus frios.

- Velas de ignição: se as velas apresentam problemas, provocam o aumento do consumo de combustível e maior emissão de gases poluentes na atmosfera. A revisão pode evitar falhas no sistema. A indicação é verificar as velas a cada 10 mil ou no máximo 20 mil quilômetros.

- O sistema de filtragem: “Para garantir a máxima eficiência dos diferentes sistemas de filtragem que o veículo possui, como filtro de ar, o filtro de combustível e óleo lubrificante, recomendamos que a verificação e troca desses componentes siga rigorosamente as instruções contidas nos manuais dos fabricantes de cada veículo, indica Lovizaro.

Um filtro de ar sujo limita a capacidade de admissão e a qualidade do ar, comprometendo as partes móveis do motor e prejudicando o desempenho do veículo. Portanto, ele deve ser revisado periodicamente. Já o filtro de combustível contribui para o bom desempenho do veículo e também protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível. Nos veículos a gasolina, ele dever ser trocado a cada 20 mil quilômetros, enquanto nos veículos a álcool, entre 7 mil a 10 mil quilômetros. Por último, o filtro de óleo tem um papel importante na proteção das partes móveis do motor, por reter partículas metálicas ou sujeiras que venham se desprender do bloco.

Para saber mais sobre este assunto, consulte o manual do proprietário e confira as informações a respeito dos itens e prazos recomendados para a revisão periódica do seu veículo.

Deixe seu comentário

Enviar comentário