4.5 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5

cartao de credito juros

Ter um cartão de crédito na atualidade é de grande ajuda para concretizar compras que de outra maneira no poderia fazer. Ao mesmo passo que os cartões de crédito trazem para o consumidor agilidade, comodidade, confiabilidade e segurança , também são acompanhados vários problemas, decorrentes, principalmente, de sua mal planejada utilização.

Neste contexto um dos maiores problemas surge quando o consumidor utiliza o crédito disponibilizado no cartão como se fosse parte de seus rendimentos, atrasando o pagamento ou pagando somente o valor mínimo da fatura de gastos. A consequência direta desta ação são os altíssimos juros que depois devem ser afrontados. Aproveitando-se desta realidade as administradoras até do melhor cartão de crédito cobram valores astronômicos pelo saldo devedor financiado, aplicando taxas de juros e outros encargos que ultrapassam as possibilidades de pagamento do consumidor brasileiro, que passa a dever mais e mais a cada dia.

Se você optou pagar a sua fatura no valor mínimo atribuído pelo cartão e financiando o saldo para pagar no mês seguinte os juros são muito altos e com certeza vão provocar um desequilíbrio na economia familiar. Os juros cobrados nos cartões de crédito são muito altos (em média entre 9% a 20% ao mês) e por isso surge aquilo que popularmente chamamos de formação de uma "bola de neve", pois a dívida não pára de aumentar, transformando os consumidores endividados em verdadeiros escravos das administradoras dos cartões de crédito, comprometendo seus salários e prejudicando-os enormemente. Nestes casos, há cobrança de juros sobre juros algo que é proibido por lei em matéria de consumidor mas que infelizmente é tolerado pelo Poder Judiciário no Brasil.

Assim, a melhor maneira para o consumidor se proteger deste problema é fazer o uso consciente do cartão de crédito , evitando a formação de saldo devedor, o qual acumulará juros e mais juros em pouco tempo. É importante que você saiba qual é o melhor cartão de crédito, aquele que tenha as maiores vantagens para você. Mas fique de olho porque qualquer gasto excessivo pode complicar a sua vida financeira.