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Carro novo com defeito: O que fazer?

Carro novo com defeito: O que fazer? “Apaixonado por carro como todo brasileiro”: não há dúvidas de que a maioria dos brasileiros sonha com a compra de um carro 0km.

Carro novo com defeito: O que fazer?

“Apaixonado por carro como todo brasileiro”: não há dúvidas de que a maioria dos brasileiros sonha com a compra de um carro 0km. Como não se iludir com contar com um veículo novo, potente e funcional que responda às suas exigências e acompanhe suas façanhas na estrada. Realizar esse sonho seria como tocar o céu, porém, a ilusão pode acabar logo se o carro tão desejado apresentar algum defeito de qualidade. Portanto, o que fazer se o seu carro novo vier com algum “vicio”? Leia este artigo e saiba como agir e quais são os seus direitos.

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Primeiro, procure a concessionária. A obrigação da empresa é resolver o problema, especialmente dentro do prazo de garantia. Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), tanto o fabricante do veículo como a concessionária são obrigados a arcar com o conserto ou reposição das pecas imperfeitas, em um prazo de 30 dias e sem ônus ao cliente. Portanto, o primeiro passo é registrar uma reclamação junto ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou à ouvidoria da empresa. A contagem do prazo para a resolução do caso (30 idas para produtos não-duráveis ou 90 dias para produtos duráveis) começa a partir da entrega efetiva do produto. Todavia, quando se trata de vício oculto (de difícil previsão), a contagem é feita desde o momento em que ficar evidenciado o defeito, podendo ser reparado mesmo estando fora do prazo de garantia.

Se a concessionária não resolver o problema, cobrar algum tipo de taxas pelo conserto ou se passar do prazo, a recomendação é acionar o PROCON (Serviço de Proteção ao Consumidor). Neste caso, você terá direito a exigir um abatimento no valor do carro , algum tipo de compensação (como a extensão da garantia ou oferecimento de serviços ou acessórios), seu dinheiro de volta corrigido ou até a troca do veículo por outro novo.

Lamentavelmente, o PROCON reconhece que são constantes as reclamações de defeitos em carros 0km . Portanto, é importante estar informados qual a obrigação da empresa nestes casos e quais os passos a seguir para fazer valer seus direitos.

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