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A proposta de seguro e sua respectiva apólice

A proposta de seguro e sua respectiva apólice. A proposta de seguro é um documento que ainda não é o próprio contrato do seguro. Antes da contratação definitiva o proponente envia uma proposta para a seguradora, que será então analisada pela companhi

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A proposta de seguro é um documento que ainda não é o próprio contrato do seguro. Antes da contratação definitiva o proponente envia uma proposta para a seguradora, que será então analisada pela companhia. Só então a companhia decidirá se aceita ou não o risco que aquele potencial segurado irá representar. Lembre-se que as companhias de seguro não são obrigadas a cobrir todas as pessoas e podem se recusar a realizar a fazer um determinado seguro caso considerem o risco muito elevado ou por outro motivo. De toda maneira, é importante saber que a recusa da seguradora deve ser expressa e obrigatoriamente deve conter o motivo que a levou a recusar a proposta oferecida pelo proponente.

A apólice de seguro , por sua vez, é emitida somente quando a seguradora já aceitou efetuar o seguro do proponente. Este documento irá estabelecer e formalizar os termos do contrato de seguro.

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Enquanto na proposta o consumidor tão somente envia à Companhia de Seguros uma solicitação para que esta avalie e assuma o risco de cobertura de um bem, na apólice, a Seguradora de carros aceita este risco e envia os dados completos do contrato do seguro de carro.

É bom saber que tanto apólice quanto proposta são documentos importantes. A apólice é importante pois contem todos os dados do segurado, seguradora, bem e eventos cobertos. A proposta, por sua vez, também pode ser muito importante e, em alguns casos, pode inclusive vincular a companhia de seguros a aceitar o risco proposto pelo consumidor. É que se a Seguradora demorar mais de quinze dias para responder a proposta de seguros sem enviar uma justificativa, a proposta será dada como aceita. Neste caso, como a companhia não contestou em tempo a proposta, ficará vinculada aos dados contidos nela uma vez que não deu ao cliente uma resposta ao seu pedido no tempo regulamentado pela SUSEP .

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