Ver Nota

Vai trocar de carro? Saiba o que fazer com o seguro

É importante ler atentamente as condições contratuais e dessa forma evitar futuras más interpretações.

Marcia Eboli
Por Marcia EboliAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 73932


Aqui na Compareemcasa você pode! Somente aqui você cota online o seguro e automóvel e consegue o melhor preço. Garantimos para você a melhor cobertura ao melhor preço.

Hoje em dia, nenhum motorista pode pôr em questão a importância de ter o carro protegido por um bom seguro. Basta sair para a rua ou assistir ao noticiário para perceber que os imprevistos estão na ordem do dia. Portanto, se você realmente valoriza sua vida e a das pessoas que estão ao seu redor, não duvide que incluir um seguro de automóvel no seu orçamento é e será sempre a decisão mais acertada.

Contudo, quando contratamos um seguro, devemos dedicar tempo a conhecer as características da apólice. Isto significa não só conhecer quais os nossos direitos (as garantias oferecidas), mas também quais as nossas obrigações para ter direito à cobertura. Portanto, é importante ler atentamente as condições contratuais e dessa forma evitar futuras más interpretações.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Imaginemos que chegou a hora de trocar de carro . Você sabe o que deve fazer com o seu seguro? O que dizem as Condições Gerais sobre esse assunto? No item “Obrigações do Segurado”, as condições contratuais estipulam o seguinte:
“NA COMUNICAÇÃO DE ALTERAÇÕES: O Segurado obriga-se a comunicar à Seguradora, imediatamente e por escrito, quaisquer fatos ou alterações verificados durante a vigência desta apólice tais como (...): substituição do veículo segurado.”

Isto significa que, assim que você trocar de veículo, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para que ela faça um endosso de substituição de veículo. Endosso “é o documento que promove a alteração do contrato de seguro , durante sua vigência.” Aliás, este é o procedimento que deve ser seguido sempre que houver qualquer modificação no questionário da avaliação de risco.

Uma vez que você comunicar a substituição do veículo à seguradora, ela irá emitir uma nova apólice com os dados do novo automóvel. Contudo, é importante levar em consideração que o valor do prêmio pode sofrer modificações, haja vista a diferença de preço e de risco do carro anterior em relação ao novo.

Portanto, diante de qualquer modificação no seu perfil ou no seu veículo, fale com seu corretor de seguros e esclareça todas as suas dúvidas. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo seu seguro auto, evitando futuros contratempos.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário