Ver Nota

Termos específicos do mercado segurador

Termos específicos do mercado segurador. Você já possui um seguro para seu carro? Se você já possui, então já sabe que as companhias de seguros e corretores utilizam alguns termos bem específicos que não usamos no dia-a-dia.

Clara Rivera
Por Clara RiveraAtualizado 30 Jul 2025

termos-especificos-do-mercado-segurador

Você já possui um seguro para seu carro ? Se você já possui, então já sabe que as companhias de seguros e corretores utilizam alguns termos bem específicos que não usamos no dia-a-dia. Assim sendo, como o importante é estar bem informado na hora de fazer um seguro, iremos dar algumas definições que podem ser bem úteis na hora de fechar um negócio. A verdade é que qualquer consumidor comum não está acostumado com palavras estranhas como apólice, prêmio, proposta ou sinistro, vez que estes termos são apenas utilizados por aqueles que trabalham no mercado segurador.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

A apólice do seguro é efetivamente o contrato que você realiza com a seguradora. Neste documento devem constar os seus dados pessoais, os dados do bem a ser segurado, o valor do seguro, bem como as eventos que são cobertos.

Você está querendo fazer um cotação seguro auto e não está tendo tempo de pesquisar? Agora seus problemas acabaram, você pode cotar online. Isso mesmo, agora desde a comodidade da sua casa você pode simular a sua apólice e até mesmo comprar online.

O prêmio é o valor efetivo que o consumidor irá pagar para segurar seu bem.

A proposta é o documento que contém a declaração do consumidor, com os elementos essenciais do bem a ser segurado e do risco a ser coberto. É um documento que deve ser enviado à seguradora para que esta decida se irá ou não aceitar cobrir o risco oferecido pelo consumidor.

Além disso, neste documento o proponente informa que possui que conhece todas as condições contratuais.

Por fim o sinistro é justamente a ocorrência do risco que é coberto pela seguradora. Por exemplo, se você contratou um seguro contra colisão, se a colisão efetivamente ocorre, dizemos que ocorreu um sinistro. Por motivos lógicos os eventos caracterizados como potenciais sinistros devem ser sempre futuros e incertos, pois caso fossem ou passados ou certos, não haveriam motivos para que a seguradora aceitasse realizar o seguro do seu carro, vez que o prejuízo seria garantido.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário