Ver Nota

Seguros de carros preços

Existem determinados aspectos que são determinantes na hora de calcular o valor do seguro.

Marcia Eboli
Por Marcia EboliAtualizado 30 Ago 2025

Imagen blog 25197
Seu vizinho tem um carro igualzinho ao seu, mas paga muito menos no seguro... Como isso se explica? Será que seu vizinho guarda o carro na garagem, enquanto o seu dorme na rua? Ou será também que ele não tem pontos na carteira? Embora vocês tenham os mesmos gostos para marcas e modelos, existem determinados aspectos que são determinantes na hora de calcular o valor do seguro mais barato . Confira a matéria feita pelo corretor de seguros Jezer Cavalcante e conheça os três fatores que influenciam no preço do seguro de automóvel:

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

1. Perfil : Para a seguradora, o perfil é o tipo de utilização que o cliente dá ao veículo, tudo o que pode influenciar no perfil do condutor. Alguns exemplos: idade, sexo, tempo de habilitação, quilometragem rodada por ano, por mês, quantas pessoas utilizam o veículo, etc. Sabendo exatamente o uso do carro pode-se fazer justiça tarifária, ou seja, quem apresenta menos risco paga menos.

2. Veículo : É o bem segurado propriamente dito. O que conta nesse caso é a incidência de roubos e furtos, o modelo e o tipo de proposta do veículo. Esportivos ou com grande índice de roubos ou furtos são os que pagam mais.
Antigamente ouvíamos falar que o carro X ou Y era mais roubado, mas hoje todos têm o seu índice. A proporção de vendas por roubo é o que explica o fato de um Gol ser a figurinha carimbada nas listas dos mais roubados. Ele vende mais, muito mais por ano, e aí rouba-se muito mais, porque há muitos carros na rua. E se os esportivos ou aventureiros pagam mais, não é por sua proposta de se expor ao risco; a justificativa está nos acessórios. Se um ladrão vê um carro convencional e o mesmo carro com rodas de liga leve, a tendência é de roubar o que está mais equipado, porque ele chama mais a atenção.

3. Região de circulação : o local onde o carro fica também influencia no valor do seguro, mas não pelo histórico de violência. É o comportamento dos motoristas daquela região que é determinante, assim como o fato de o carro ter ou não uma garagem fechada (seja na residência, no local de trabalho ou no local de estudos).
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kYl_9vHbLzw)

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário