4.0 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5


O que é uma apólice de seguro de automóvel? Quais as modalidades de apólices disponíveis no mercado? Posso simular seguros ? Leia o seguinte artigo e saiba a resposta para essas e outras perguntas:

O que é uma apólice?
As Condições Gerais definem apólice da seguinte forma:
Apólice: É o documento emitido pela Seguradora e assinado pelo seu representante legal que instrumentaliza o Contrato de Seguro pelo qual o Segurado repassa à Seguradora a responsabilidade sobre os riscos estabelecidos na mesma, que contém os dados do veículo segurado, os Limites Máximos de Indenização e as coberturas contratadas que identificam o risco. Estas condições gerais e também as condições especiais e particulares, que tiverem sido efetivamente estipuladas, são partes integrantes da Apólice.

Cada condutor tem um perfil único. O seu carro também. Por isso para simular seguros você tem que colocar o máximo de dados que tiver em mãos e sem verdadeiro na cotação. Isso pode ajudar muito a baixar o preço da sua apólice.

Quais os tipos de apólices disponíveis no mercado?
. Apólice Compreensiva (ou Multirrisco): é a cobertura mais completa e garante indenização pelos prejuízos decorrentes de danos materiais causados ao veículo segurado provenientes de colisão, incêndio, roubo/furtos e fenômenos da natureza.

. Apólice contra Incêndio, Roubo e Furto

. Apólice contra Colisão e Incêndio

. Apólice contra Choque, Colisão ou Capotamento

. Apólice contra Incêndio

. Apólice contra Danos a Terceiros: o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, mais conhecido como cobertura contra danos a terceiros, garante o reembolso das indenizações que o segurado for obrigado a pagar por danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. No entanto, não contempla cobertura para danos materiais ao veículo segurado ou aos seus passageiros.

A apólice pode ser alterada?
Sim. As Condições Gerais indicam que “qualquer atualização no contrato de seguro caracteriza um endosso, como, por exemplo, troca de veículo, alteração no Questionário de Avaliação de Risco ou mudança ou inclusão de cláusulas e coberturas.”

A apólice pode ser cancelada?
Sim. A apólice pode ser cancelada a qualquer tempo, por iniciativa do segurado ou da seguradora. Neste último caso, o contrato será automaticamente cancelado nos seguintes casos:
a) Em caso de indenização integral
b) Em caso de falta de pagamento do prêmio
c) Em caso de omissão ou informação incorreta ou qualquer falhas de informação prestadas pelo segurado.