4.0018 de 565 votos | Pontuação Máxima: 5

Seu carro sofreu danos com uma enchente. O seguro cobre?

Cada vez é mais habitual que as enchentes causem danos materiais nas cidades e, portanto que os carros sofram as consequências por ficarem submersos na água ou mesmo na lama. Então não chama a atenção que você que mora em uma cidade onde as enchentes são sempre uma ameaça queira saber o quê o seguro cobre se seu carro sofreu danos com uma enchente?

Pois bem, no caso de automóveis atingidos por este tipo de desastres naturais a situação é complexa já que por exemplo, numa enchente a água pode entrar no motor afetando seriamente a parte mecânica e elétrica do mesmo. Por outro lado, temos que considerar o caso em que haja uma submersão total do veículo o que frequentemente provoca perda total.

Simular seguros online pode ser uma excelente solução para seu carro e para o seu bolso. Faça um teste. É fácil e rápido!

Então se seu carro sofreu danos com uma enchente, qual o seguro que cobre? De maneira geral as apólices que contemplam uma cobertura do tipo compreensiva de seguro de carros – incêndio, colisão e roubo ou furto- cobrem várias situações inesperadas como : incêndio ou explosão; roubo, colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo (por exemplo, árvores e postes); alagamento, enchente e inundação- inclusive de veículos guardados no subsolo-; granizo e terremoto. Além do mais o segurado sempre tem a opção de contratar serviços adicionais como por exemplo contra danos a terceiros. Contudo é importante que você saiba que o seu seguro de apenas roubo, furto e incêndio não está coberto contra prejuízos no veículo causados por enchentes .

O consumidor deve ficar atento ao questionário de avaliação de riscos, geralmente preenchido antes da assinatura do contrato com a sua seguradora. Qualquer mudança nas condições do seguro como troca de endereço, por exemplo, deve ser informada à seguradora imediatamente para evitar problemas ao segurado. Todas as condições devem estar explicitadas no contrato. No caso de enchente, não é raro que aconteça uma perda total do veículo, pois quando a água atinge o painel do automóvel, danifica componentes eletrônicos caros cujos danos podem facilmente atingir 75% do valor do veículo.

Por esta razão é importante que o segurado revise a sua apólice e conheça os alcances da cobertura contratada (aqui você pode simular seguros online) para poder aproveitar e reclamar caso seja necessário. Informe-se e cuide do seu veiculo como ele merece.