5.0 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5


A Compareemcasa te informa todos os dias com novos textos para que você esteja sempre atualizado com as novidades do mercado automotor. Veja como cotar, simular, comprar e cancelaro seu seguro de carros com a gente.

É lei: o controle de estabilidade será obrigatório nos carros vendidos no Brasil em 2022. Em meados de dezembro de 2015, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) aprovou a obrigatoriedade deste equipamento, que será aplicada em duas fases. A primeira etapa começará a valer em 2020 e será válida para carros zero quilômetro ou amplamente reestilizados. Já a segunda fase, em 2022, afetará todos os modelos produzidos.

O controle eletrônico de estabilidade (ou Electronic Stability Control em inglês) é um recurso de segurança que evita que o condutor perca o controle do carro em situações de risco, evitando assim derrapagens e deslizamentos em saídas bruscas e curvas, além de ser de extrema importância para manter o controle do veículo em pisos escorregadios.

No Brasil, parece que o ESP ainda é privilégio de carros maiores e mais caros. Segundo um levantamento realizado pelo CESVI BRASIL, nos hatches compactos (a categoria mais popular do mercado), apenas 15% das versões oferece o recurso. Na categoria dos sedans compactos, 6% têm o item de série. Nos sedans médios, a percentagem é bem maior (53%), enquanto que nos esportivos e modelos de luxo a presença do equipamento é total: 100%.

No entanto, existem carros acessíveis à venda no país equipados com o controle de estabilidade. A seguir, conheça os 10 carros mais baratos comercializados no Brasil com ESP:

  1. Ford Ka SEL 1.0 R$ 47.590
  2. Ford Ka+ SEL 1.0 R$ 50.590
  3. Smart Fortwo mhd Coupé R$ 55.900
  4. Fiat 500 Cult R$ 56.900
  5. Volkswagen Fox Pepper R$ 57.490
  6. Ford New Fiesta Hatch SE 1.6 R$ 57.690
  7. Renault Sandero RS R$ 59.280
  8. Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 R$ 61.590
  9. JAC T5 Pack 2 R$ 64.990
  10. Volkswagen Saveiro Cross 1.6 SE R$ 65.690

Confira também outros modelos que trazem o ESP de fábrica e que custam abaixo de R$ 100 mil:

  • Ford Focus Hatch SE 1.6 R$ 69.900
  • Peugeot 308 Alluer R$ 71.490
  • Jeep Renegade Sport R$ 74.990
  • Suzuki Swift Sport R$ 76.490
  • Honda HR-V LX R$ 76.900
  • Nissan Sentra SV R$ 76.990
  • Chevrolet Cruze Sport6 LT R$ 81.090
  • Citröen C4 Lounge Tendance THP R$ 82.490
  • DS 3 R$ 82.490
  • Hyundai i30 Top R$ 98.990