A Compareemcasa te informa todos os dias com novos textos para que você esteja sempre atualizado com as novidades do mercado automotor. Veja como cotar, simular, comprar e cancelaro seu seguro de carros com a gente.

Se você quiser garantir o bom funcionamento do seu veículo, não se esqueça de cuidar do sistema de embreagem. Por que este componente é tão importante? Claudio Cardoso, Coordenador dos Centros Automotivos Porto Seguro, explica: “A embreagem é um mecanismo utilizado para transferir a força do motor para a caixa de câmbio ou a caixa de transmissão. Ou seja, quando o veículo está parado, mas o motor em funcionamento, a embreagem serve para transferir a energia que está no motor em movimento para a caixa de câmbio, para que você possa arrancar ou sair com o carro. Da mesma forma, quando o carro estiver em movimento, a embreagem serve para transferir a força, a energia que o motor tem para o câmbio também que está em movimento para que você possa trocar as marchas.”

Neste artigo, resumimos as principais dicas dadas por Cardoso para aumentar a vida útil da embreagem do seu carro.

“Nunca, jamais, descanse o pé na embreagem enquanto o carro estiver em movimento. Se você fizer isso, você está contribuindo e muito para o desgaste prematuro das peças da embreagem.”

“Quando você estiver em uma subida, não controle o carro com a embreagem. Sempre utilize o freio de serviço ou o freio de estacionamento. O freio de estacionamento é mais adequado porque ele dá mais segurança, mas nunca utilize a embreagem como controle disso.”

“Numa descida, nunca mantenha o pé na embreagem. Primeiro, mantendo o pé na embreagem, você não vai preservar os componentes da embreagem. E segundo, você não está utilizando o freio do motor, e o freio do motor é extremamente importante para que ele ajude você a frear o carro ou diminuir a velocidade também.”

“É importante que o condutor respeite a sincronia do carro. Se ele for aumentar a velocidade, por exemplo, é importante que ele respeite a sincronia das marchas.”

“A vida útil de uma embreagem depende muito de como você dirige (...). Se ela começar a apresentar sintomas, por exemplo, de trepidação (...) ou dificuldade de engatar as marchas, é necessário que você procure um centro automotivo para ter um diagnóstico correto de um técnico da área.”

Assista ao vídeo e confira todas as dicas: