Ver Nota

Mudanças no mercado dos seguros

Cada vez mais as companhias pensam em produtos quase exclusivos para os seus clientes.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 29 Jun 2025

Imagen blog 34751


Estamos em constante mudança, também o mundo dos seguros. Essa é uma área que se vê afetada pela incorporação de novas tecnologias, pelas mudanças na geopolítica mundial, pela mudança da economia local e global.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

  1. Mas o que está acontecendo agora no mercado dos seguros ? Quais são as mudanças que esse mercado está sofrendo?

Em primeiro lugar, a transformação digital teve uma grande incidência no mercado dos seguros. Os processos digitais foram ganhando a confiança dos clientes e, portanto, cada vez é mais a aquisição de produtos e serviços online. Hoje em dia, todas as seguradoras criaram experiências digitais modernas com ferramentas online que se adequam às necessidades dos clientes.

Outra das tendências do mundo dos seguros é a personalização. Cada vez mais as companhias pensam em produtos quase exclusivos para os seus clientes. São muitas as necessidades das pessoas e é por isso que o desafio e satisfazer tudo quanto possível.

Mudanças no mercado dos seguros

Por outro lado, as companhias seguradoras estão colocando as energias em diminuir a burocracia associada à aquisição de uma apólice. Muitas vezes é difícil demais contratar e ter acesso a um bom seguro auto, vida ou previdência. Contudo, a incorporação da tecnologia e o surgimento das insurtechs trazem ferramentas que agilizam a contratação de um seguro de qualquer lugar e em qualquer momento.

Outra tendência que chegou para ficar é o Marketplace de seguros. Esse movimento favorece o desenvolvimento de produtos de alto valor que atua como um diferencial frente a concorrência. E, além disso, permite alcançar um maior número de clientes. Associado a isso vem o uso da inteligência artificial que permite às seguradoras fazer uma análise de cada cliente, para entender mais um pouco sobre as necessidades dele e assim determinar o preço final da cobertura. Dessa maneira é possível entender melhor o perfil de cada segurado e personalizar os planos.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário