Ver Nota

Sabe como é o comportamento do condutor brasileiro?

É evidente que o brasileiro precisa de regras e leis para agir no sentido da ordem e da segurança.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 4528

Quem passa muitas horas nas ruas urbanas e estradas brasileiras sabe que o trânsito é uma loucura; e que claramente, o comportamento dos motoristas brasileiros não é dos melhores. Sem dúvida não temos consciência da importância da segurança viária, nem da ordem no tráfego e por isso precisamos sempre de regras e fiscalizações muito mais exigentes.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

  1. Sabe como é o comportamento do condutor brasileiro? O que aconteceria se não existisse fiscalização e multas?

Num país com deficiências educacionais e alguns hábitos negativos muito enraizados é difícil esperar um comportamento cívico responsável e autogerido. E não acontece só no âmbito dos veículos e do trânsito, mas também em outras esferas da vida cotidiana. Isso a gente não vê em países onde há uma forte cultura de respeito pelo próximo e onde os motoristas são educados fortemente no sentido desse respeito.

Sabe como é o comportamento do condutor brasileiro?

É evidente que o brasileiro precisa de regras e leis para agir no sentido da ordem e da segurança. E ainda que pareça incrível temos muitas mais regras e fiscalizações que países que são exemplo em matéria de conduta dos motoristas. Observamos que o tráfego nesses países que chamamos de civilizados se desenrola de uma maneira mais orgânica e as normas são respeitadas voluntariamente sem ser necessária uma rígida fiscalização. Eles sabem que devem dirigir dentro da lei por respeito ao próximo, não por medo de ser multado, algo que no Brasil não acontece.

Há algumas questões que devem ser levadas em conta para entendermos melhor por que acontece isso com o comportamento dos brasileiros:

  1. Os problemas no trânsito brasileiro iniciam bem antes do cidadão se transformar em motorista. Uma pessoa que cresce vendo os adultos guiando de maneira agressiva e egoísta acabam perpetuando essas práticas e gerando resultados dramáticos.
  2. A formação dos condutores é deficiente e precisa de mudanças e atualizações. Os recém-habilitados possuem conhecimentos teóricos superficiais sobre um assunto tão complexo quanto guiar um veículo automotor.

Achamos relevante colocar essa problemática na mesa de debate, para que você possa ser ciente da importância de respeitar as regras e dirigir de maneira empática. Estaria disposto a estudar mais para dirigir melhor e contribuir para um trânsito mais pacífico? Lembre-se que a segurança não deve ser deixada de lado e por isso o nosso conselho é que contrate uma boa cobertura de seguro auto para proteger o seu bem mais precioso: seu carro.


Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário