Ver Nota

Correia dentada, quando trocar?

A correia dentada é uma peça muito importante para o funcionamento do automóvel

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 38803


Não entende muito de mecânica de automóveis mas sabe que o seu veículo precisa de manutenção. Pois bem, estamos aqui para lhe dar algumas recomendações úteis com o objetivo de que você possa andar pela cidade com muita tranquilidade.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Para isso o nosso primeiro conselho é que contrate um bom seguro auto, porque com uma cobertura não só vai circular sempre bem protegido, mas também vai ter assistência 24h, guincho, e oficinas credenciadas para trocar pneus, consertar qualquer peça que estiver funcionando mal, trocar filtro de ar e a correia dentada. Não perca mais tempo e se ainda não possui uma cobertura de seguro para seu carro contrate agora.

Falando em manutenção do seu veículo, é importante que você saiba que existem peças que precisam ser trocadas. Por exemplo a correia dentada, quando trocar? Você sabe qual é a sua função? Por que ela é tão importante assim? Vejamos.

A correia dentada é uma peça muito importante para o funcionamento do automóvel e se não estiver fazendo bem o seu trabalho os estragos podem ser graves e a despesas muito grandes. Mas o que a correia dentada faz mesmo? A função dela é sincronizar o virabrequim, comandando a abertura das válvulas do motor e os pistões do cilindro. Pela sua importância é normal que sofra danos com o tempo e precise ser trocada.

Correia dentada, quando trocar?

De maneira geral, o manual do fabricante especifica os tempos (5 anos) ou quilometragem (40 mil) apropriados para fazer a troca. Contudo é importante atentar ao estado da mesma porque pode ser que precise ser trocada antes. De qualquer maneira existem alguns sinais aos quais fazer atenção:

  1. Pode perder tensão com o tempo.
  2. Pode arrebentar.

A correia rompida deixará de cumprir a sua função podendo gerar o superaquecimento do motor com consequências gravíssimas. Fique sempre atento às necessidades do seu veículo.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário