Siga as nossas dicas e evite o estresse.
☆
☆
☆
☆
☆
Na compra ou venda de um automóvel o processo da transferência é importante. Precisamos fazer todo esse processo burocrático para trocar o nome do proprietário, quer dizer, substituir a documentação que está no nome do vendedor, para o nome do comprador. Comprou ou vendeu seu veículo e quer saber tudo sobre a transferência? Siga as nossas dicas e evite o estresse.
O seu seguro auto subiu?
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
Saiba como fazer a transferência de veículo antes de comprá-lo
O procedimento é simples e pode fazer você mesmo. Para registrar a mudança de propriedade do veículo é preciso passar por algumas etapas, caso você seja o vendedor, está no começo do processo, então recomendamos consultar os preços da Tabela Fipe.
Esteja sempre atento já que como comprador de um veículo tem um prazo máximo de 30 días, a partir da data de venda, para realizar o registro de todos os documentos. Caso esse prazo seja ultrapassado, receberá uma multa com perda de pontos na carteira, como indicado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
É fundamental que fique de olho nas pendências, já que ninguém quer assumir responsabilidades nem pagamentos atrasados de outras pessoas. Cheque o estado da documentação do veículo e confira que não tenha bloqueios judiciais nem administrativos, multas, IPVA vencido ou seguro obrigatório DPVAT atrasado.
Saiba como fazer a transferência de veículo antes de comprá-lo
Já fez a consulta sobre o estado da documentação e decidiu fazer efetivo o processo de transferência, então, devem tramitar o Certificado de Registro de Veículo, agora chamado de ATPV-e, uma versão digital. Aliás esse é o documento que deve ser preenchido, assinado e reconhecido em cartório pelo comprador e pelo vendedor.
A transferência tem uma taxa a ser paga. Consulte a sua.
Depois de realizar esse passo, para que o veículo seja passado no nome do novo proprietário é preciso fazer a comunicação de venda. Para isso, deve ser entregue uma intenção de venda no site do Detran.
Já tem o carro no seu nome? Agora que é um novo proprietário contrate também um
seguro auto
para circular sempre sem riscos.
Notas relacionadas
Deixe seu comentário