Ver Nota

Qual é o limite de pontos na CNH?

É necessário respeitar as leis de trânsito e evitar cometer infrações, pois elas podem acarretar em punições

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 83920

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento de extrema importância para os condutores de veículos no Brasil, pois é através dela que é permitido o direito de dirigir nas vias públicas. No entanto, é necessário respeitar as leis de trânsito e evitar cometer infrações, pois elas podem acarretar em punições, como a perda de pontos na CNH e, em casos mais graves, a suspensão da habilitação. Neste contexto, é fundamental compreender como funciona o sistema de pontuação na CNH e quais são os limites estabelecidos para evitar problemas futuros.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Qual é o limite de pontos na CNH?

O limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia de acordo com a gravidade das infrações cometidas pelo condutor. De maneira geral, a CNH pode ser suspensa quando o motorista atinge 20 pontos ou mais dentro de um período de 12 meses.

Porém, é importante ressaltar que cada tipo de infração tem uma pontuação diferente, que varia de acordo com sua gravidade. Por exemplo, uma infração leve pode resultar em 3 pontos na CNH, enquanto uma infração gravíssima pode resultar em 7 pontos.

Além disso, existem algumas infrações que são consideradas tão graves que podem levar à suspensão imediata da CNH, independentemente da quantidade de pontos acumulados. É o caso, por exemplo, de dirigir embriagado ou participar de rachas.

Por isso, é importante que os motoristas respeitem as leis de trânsito e evitem cometer infrações , a fim de evitar a perda de pontos na CNH e, consequentemente, a suspensão da habilitação.

Qual é o limite de pontos na CNH?

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece uma série de infrações e penalidades para os condutores que desrespeitam as leis de trânsito. As penalidades variam de acordo com a gravidade da infração e a reincidência do condutor. Dentre as penalidades mais comuns, estão:

  1. a aplicação de multas,
  2. a perda de pontos na CNH,
  3. a suspensão da CNH,
  4. a apreensão do veículo,
  5. e, em casos mais graves, a prisão.

Além disso, as infrações também podem ter outras consequências negativas, como o aumento do valor do seguro do veículo e dificuldades para obter a modificação da CNH ou para tirar a habilitação em caso de reprovação no exame prático. É importante que os condutores respeitem as leis de trânsito para evitar as penalidades previstas pelo CTB e, principalmente, garantir a segurança no trânsito.

Falando em segurança, já pensou nas vantagens de ter uma cobertura de seguro auto completa e com serviços especialmente pensados para você? Aproveite e contrate a sua agora mesmo fazendo uma cotação online.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário