Ver Nota

Parcelamento do IPVA, é possível?

Claro que é, de fato é uma escolha que muitas pessoas fazem

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 29 Abr 2025

Imagen blog 15438

Chegou o momento de pagar o IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e com ele começam as dores de cabeça. O tributo é cada vez mais caro e cada vez mais difícil fica pagá-lo.

Deixar de pagar o IPVA só traz desvantagens para o motorista: aumentam as multas e juros com o atraso no pagamento e não tem como realizar o licenciamento do veículo, portanto não pode transitar. O contribuinte contrai uma dívida pública caso ele não pagar o tributo.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Parcelamento do IPVA, é possível?

É possível, sim. O governo habilita o parcelamento do IPVA em até 5x. Dependendo das suas possibilidades pode ser uma ótima opção. Lembre que pagar à vista sempre traz benefícios, pode ter descontos de até 5%. O parcelamento é a melhor opção, agora, se você tem essa quantia reservada, o pagamento à vista é mais vantajoso, ainda mais se você aproveitar o pagamento com desconto.

O IPVA não é um imposto barato, ele leva em consideração o valor do seu veículo e uma alíquota determinada pelo governo do seu estado. Nem sempre você terá o valor integral em conta.

Veja as possibilidades que a Rede Credenciada oferece para que você possa escolher a melhor opção de parcelamento.

Depois de realizar o parcelamento do IPVA, o pagamento é efetivado e dependendo da opção –cartão de crédito ou débito– a liberação pode ser automática. Uma boa decisão é ter o comprovante de pagamento sempre com você caso seja solicitado numa blitz o qualquer outro tipo de fiscalização.

  1. Parcelamento do IPVA, é possível?

Claro que é, de fato é uma escolha que muitas pessoas fazem já que nem todo mundo consegue realizar o pagamento à vista. A nossa recomendação é que não esqueça de ter o pagamento em dia já que pode levar multa.

Ande sempre bem protegido com uma boa cobertura de seguro auto. E se ainda não tem o seu, faça uma simulação agora mesmo.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário