Ver Nota

Marcha do carro: como usá-la corretamente

Saiba como funciona essa importante peça.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 29 Abr 2025

Imagen blog 72712

Está dirigindo há pouco tempo, e ainda não entende muito sobre o seu veículo. Quer tirar suas dúvidas sobre marcha do carro? Quer saber tudo sobre a marcha do carro: como usá-la corretamente .

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Saiba como funciona essa importante peça.

A marcha de carro é fundamental para o funcionamento dos nossos veículos. E a forma em que nós motoristas interagimos com as marchas está ligada ao bom desempenho do carro e a economia de combustível. Por esta razão é muito importante dar devida atenção aos detalhes e cuidar o nosso veículo sempre.

  1. Para que são utilizadas as marchas dos carros?

A função do câmbio do carro é obter o melhor equilibro entre força e velocidade, conforme a necessidade do veículo no momento.  Em outras palavras as marchas servem para multiplicar a força ou velocidade vinda do motor. Mas, como eu sei quando mudar de marcha?  Pois bem, uma das formas mais habituais é olhar o dispositivo chamado de conta giros e o medidor de velocidade. Ou quando o motorista é mais experiente a audição pode ser a nossa melhor amiga.

Marcha do carro: como usá-la corretamente

Como você já sabe a marcha de carro pode ser alta ou baixa. Mas o que isso significa?

  1. As marchas baixas são: ré, primeira, segunda e terceira marcha.
  2. As marchas altas são: quarta e quinta marcha.

As marchas baixas são marchas de carro pesadas, porque exigem menor potência do veículo e, portanto, as utilizadas para manobrar e andar em baixa velocidade. Enquanto as marchas altas são aquelas utilizadas quando o motor pede mais velocidade.

Como você pode observar, é preciso ficar atento ao uso das marchas, já que sua má utilização pode trazer danos para o seu veículo. Então, quando trocar a marcha de carro? Quando o carro está diminuindo ou aumentando a velocidade.

Atente às necessidades do seu veículo e lembre da importância de uma boa manutenção e uma ótima cobertura de seguro auto.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário