Ver Nota

Marcadores de combustível: as 3 dúvidas mais frequentes

Vamos tentar encontrar juntos todas as respostas.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 12 Mar 2025

Imagen blog 24782

Pode parecer que um pequeno relógio trivial seja tão importante para o bom funcionamento dos nossos veículos. Porque claro, saber a quantidade de combustível que temos disponíveis é fundamental. Em viagens longas, em algumas regiões a disponibilidade de postos de combustível pode ser limitada e o preço pode variar na hora de abastecer o veículo.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Marcadores de combustível: as 3 dúvidas mais frequentes

Existem algumas dúvidas que não conseguimos esclarecer tão facilmente. Quanto podemos rodar após o aviso da reserva acender? Como funciona o marcador de combustível? É verdade que ficar sem combustível dá multa de trânsito? Vamos tentar encontrar juntos todas as respostas.

  1. A escala do marcador de combustível funciona de forma não linear, isto é, o marcador não se movimenta rigorosamente ao nível de combustível disponível no reservatório.

Em muitos dos modelos pode-se rodar mais de cem quilômetros após completar o reservatório e o ponteiro continuar apontando que está completo. E só depois de vinte ou trinta quilómetros mais e baixar abruptamente para ¾ de tanque. Quando entra na reserva, a intenção é proteger o condutor de uma pane seca, e por isso a luz de alerta acende-se. O objetivo da calibração do sensor é transmitir uma sensação autonomia menor que a real.

  1. Estacionar em plano inclinado afeta a marcação do medidor.

Como o marcador de combustível utiliza uma boia ela poderá marcar o nível de forma incorreta. Em subidas, descidas ou inclinações laterais, a marcação será restabelecida depois de alguns minutos em posição plana.

Marcadores de combustível: as 3 dúvidas mais frequentes

Você sabia que ficar sem combustível dá multa? Pois é, deixar o combustível do veículo acabar é considerado infração de trânsito e pode levar à remoção do veículo.

Como funciona o marcador de combustível? Quer saber?

Dentro do tanque tem um sensor de nível, antes marcadores mecânicos, hoje dispositivos eletrônicos. Esse item se conecta com uma boia que flutua no combustível e que tem a tarefa de comunicar as mudanças no nível de combustível. O sistema é bastante mais complexo do que isso já que ficam também envolvidas correntes elétricas, circuitos, sensores e resistências que fazem movimentar o ponteiro de relógio.

  1. A dúvida que todo mundo tem: Quanto é possível rodar após a luz de reserva se acender?

Pois bem querido amigo, vai depender do modelo do seu carro e claro, do consumo. Contudo existe um padrão: a luz de reserva vai se acender logo depois que o nível de combustível fique abaixo de 10% a 15% da capacidade do tanque.

Saber a quantidade de combustível disponível no reservatório se mostra essencial para todos os motoristas. Fique sempre atento e lembre da importância de ter um seguro auto integral, em caso de pane seca pode ser a melhor solução.


Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário