Evadir o pedágio é uma conduta imoral e também considerada uma infração grave.
☆
☆
☆
☆
☆
Com certeza você conhece ou já viu alguém que costuma passar no pedágio colado na traseira de outro veículo para não pagar a taxa. Ainda que não acredite essa é uma prática muito comum, motoristas passam pelo posto de cobrança forçando a passagem sem pagar e sem se importar com os danos do veículo pois as barreiras são flexíveis.
O seu seguro auto subiu?
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
Evadir o pedágio é uma conduta imoral e também considerada uma infração grave. Lembre que os pedágios são encarregados de efetuar a cobrança em estradas e rodovias nacionais e por tanto devem ser respeitados. Esse dinheiro arrecadado é destinado para a manutenção das pistas, prestação de socorro e assistência aos motoristas.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece cobranças proporcionais conforme o número de quilômetros percorridos e penalidades para todas aquelas pessoas que passam pelas estações de pedágio sem realizar o pagamento.
Evadir o pedágio leva multa?
Apesar de não ser considerado crime evadir o pedágio coloca a motoristas, passageiros e trabalhadores dos pedágios em risco. Por isso é muito importante cumprir as normas reduzindo a velocidade e respeitando as distâncias.
Os motoristas podem ser autuados na hora, parado pelos funcionários da concessionária ou pela Polícia Rodoviaria sendo registrada a multa nesse mesmo instante. Caso a infração seja flagrada pelas câmeras o proprietário do veículo receberá uma notificação no seu endereço residencial.
Há pouco tempo que o sistema de pedágios aceita cartão de débito ou crédito, contudo nem todas as praças aceitam. Mas, o que acontece se na hora de parar o pedágio não tivermos dinheiro? Claro que a situação é desconfortável, mas um descuido pode se transformar num problema grave. Evite essas situações e faça tudo muito mais simples. Explique a situação para o funcionário do pedágio e siga as instruções para acertaras contas.
Seja responsável e contribua para um trânsito muito melhor. Contrate o seu seguro auto e circule sempre bem protegido.
Notas relacionadas
Deixe seu comentário