Ver Nota

É possível ter um sinistro recusado pela seguradora?

A seguradora pode se recusar a pagar a indenização de um sinistro

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 98772

Graças a nossa insistência, você já sabe da importância de ter um seguro auto que ofereça a proteção necessária 24h, o ano inteiro. Quem anda nas ruas sabe dos perigos que isso envolve e ainda que um seguro auto não seja obrigatório, é sem dúvidas, a melhor maneira de se resguardar em caso de imprevistos.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Contudo, um seguro pode não ser tão abrangente quanto nós esperávamos e frente a algumas situações a seguradora pode se recusar a pagar um sinistro. Mas, é possível isso acontecer? É possível ter um sinistro recusado pela seguradora?

Infelizmente é possível, sim. A seguradora pode se recusar a pagar a indenização de um sinistro, caso a análise feita indique que é a decisão certa. Por isso é importante que possamos compreender em quais situações um sinistro pode ser recusado. Vejamos.

Uma das situações mais frequentes de recusa de sinistro é aquelas onde não pode ser comprovada a origem acidental do mesmo. Por esta razão, sempre que alguma coisa acontecer é fundamental apresentar os documentos que comprovem a natureza do sinistro, seja acidente, roubo ou furto.

Cuidado! A seguradora pode se recusar a pagar o sinistro caso os dados informados na contratação não concordem com a realidade. Por exemplo, o caso de um condutor que não tenha sido declarado na apólice e, portanto, não fica coberto. Quer dizer, qualquer atitude que possa ser considerada como vantagem sobre a seguradora pode provocar a recusa.

É possível ter um sinistro recusado pela seguradora?

É possível, sim. E pode acontecer em algumas dessas situações:

  1. Pagamento atrasado do seguro : se for vítima de um sinistro e o pagamento estiver atrasado a seguradora pode recusar o pagamento.
  2. Realizar alterações no veículo sem dar aviso a seguradora: entende-se que acessórios como aparelhos de som, atraem bandidos e, por esta razão, aumentam o risco.
  3. Informações incorretas: qualquer informação no perfil do motorista que possa ser inconsistente pode provocar a recusa de sinistro.
  4. Expor o veículo a situações de risco desnecessárias , como podem ser manifestações na rua.

Esses são só alguns exemplos em que o sinistro pode ser recusado pela seguradora. Fique atento e consulte todos os detalhes com o seu corretor para não ficar exposto e desprotegido.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário